A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29) uma operação contra um grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas por meio de veleiros e embarcações. As drogas eram principalmente destinadas aos continentes europeu e africano. Ao todo, cinco estados são alvos da operação, incluindo São Paulo. Na região, mandados foram executados nas cidades de São Sebastião, Ilhabela e Taubaté.
Até as primeiras horas da manhã, 16 pessoas haviam sido presas durante a execução de mandados de busca, apreensão e prisão, na primeira fase da Operação Narco Vela, conduzida pela PF.
Em São Sebastião, dois mandados de busca e apreensão e um de prisão foram cumpridos. No entanto, o investigado já se encontra detido nos Estados Unidos por tráfico internacional de drogas. Em Ilhabela e Taubaté, foi cumprido um mandado de busca e apreensão e uma prisão temporária em cada cidade.
Além de São Paulo, a operação acontece também no Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Santa Catarina. As equipes policiais ainda cumprem três mandados de prisão preventiva no exterior — nos Estados Unidos, Itália e Paraguai.
Segundo as investigações, o grupo utilizava equipamentos de navegação via satélite e embarcações de longo alcance, como veleiros, para transportar grandes quantidades de entorpecentes. A apuração teve início após uma comunicação da agência americana DEA, em fevereiro de 2023, quando 3 toneladas de cocaína foram apreendidas dentro de um veleiro brasileiro, em alto-mar, próximo ao continente africano. Na ocasião, a abordagem foi feita pela Marinha dos Estados Unidos.
A PF também informou que outros carregamentos foram interceptados em águas internacionais pela Guarda Civil da Espanha e pela Marinha da França.
Além dos mandados, a Justiça Federal determinou o bloqueio e a apreensão de bens dos suspeitos, com valor estimado em mais de R$ 1,32 bilhão. A operação conta com mais de 300 agentes da Polícia Federal e 50 policiais militares, que cumprem 4 mandados de prisão preventiva, 31 de prisão temporária e 62 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 5ª Vara Federal de Santos.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.














Deixe um comentário