O Brasil terá seu primeiro túnel submerso, com 870 metros de extensão, construído sob o mar para conectar as cidades de Santos e Guarujá. O presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), destacaram a colaboração política durante o lançamento do edital para a construção do túnel, uma obra planejada há quase um século e com previsão de entrega para 2028.
A estrutura terá um investimento estimado em R$ 6 bilhões, divididos entre o Governo do Estado, o Governo Federal e a iniciativa privada, que será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel.
A profundidade do túnel será de 21 metros. O projeto atende a uma demanda antiga da população e reduzirá significativamente o tempo de viagem entre as duas cidades. Atualmente, a travessia é feita por balsas ou por uma rodovia de aproximadamente 40 km. Diariamente, mais de 21 mil veículos cruzam as duas margens utilizando barcos pequenos (catraias) e balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
O túnel conectará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. Estudos de mobilidade indicaram que a localização mais adequada para o túnel é no centro do canal, atendendo às necessidades logísticas da região.
O projeto do Túnel Submerso, que ligará Santos e Guarujá, está incluído no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e será executado por meio de uma parceria público-privada (PPP), com investimento estimado em R$ 6 bilhões.
A futura concessionária será responsável pela construção, operação e manutenção da estrutura, que permitirá a passagem de veículos de passeio, transporte público, caminhões, bicicletas (por uma ciclovia) e pedestres. A solução não interfere no desenvolvimento e na expansão do Porto de Santos.
Os estudos foram realizados pela Fipe, por meio da Companhia Paulista de Parcerias. O projeto-executivo foi validado por duas consultorias internacionais especializadas em projetos de engenharia de alta complexidade e já possui licença ambiental prévia.
As demandas atuais e futuras de viagens, conectando as áreas de maior geração de tráfego nas duas cidades da Baixada Santista, orientaram a formatação da proposta para a ligação terrestre. A obra também permitirá a integração dos sistemas de transporte público na região.
Além das vias para veículos, o túnel terá uma área exclusiva para ciclistas e pedestres, localizada entre as seis faixas de tráfego – três em cada sentido, sendo uma delas adaptável para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
A estrutura será composta por seis módulos de concreto pré-fabricados, construídos em uma doca seca. Em seguida, os módulos serão “mergulhados” na água para testes de vedação e impermeabilidade. Após a conclusão, as partes serão transportadas por flutuação até o local onde o túnel será instalado no fundo do leito marítimo.
Etapas do projeto:
- Preparação do solo:
O fundo do canal será preparado com a escavação de uma vala para abrigar os módulos. Placas de concreto serão instaladas para suportar a estrutura. - Construção:
Os módulos de concreto serão construídos em uma doca seca, próxima ao local do túnel. Eles contarão com piscinas internas para garantir flutuação durante o transporte. - Transporte:
Após testes de vedação, a doca seca será inundada, permitindo que os módulos flutuem e sejam rebocados até o local de instalação. - Posicionamento:
Os módulos serão fixados em pontes flutuantes e posicionados com precisão por sistemas eletrônicos. - Imersão:
A água das piscinas internas será bombeada, fazendo com que os módulos submerjam lentamente. Sensores monitorarão o processo. - Ligação dos módulos:
Guinchos hidráulicos aproximarão os módulos até que se conectem. - Acoplagem:
A união final será feita pela diferença de pressão entre os módulos já posicionados e a pressão da água. - Nivelamento:
Macacos hidráulicos nivelarão os módulos, que serão fixados com pinos de aço. Areia será injetada na base para estabilização. - Proteção:
Uma camada de pedras cobrirá o túnel para protegê-lo contra impactos de embarcações e âncoras.
Benefícios do túnel:
A conexão entre Santos e Guarujá permitirá o tráfego de veículos, caminhões, transporte público, bicicletas e pedestres, além de impulsionar o desenvolvimento do Porto de Santos. O projeto, uma demanda centenária da população, reduzirá o tempo de deslocamento entre as duas cidades e integrará os sistemas de transporte da região.














Deixe um comentário