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    Lula e Tarcísio lançam edital para primeiro túnel submerso do Brasil, ligando Santos e Guarujá até 2028

    O Brasil terá seu primeiro túnel submerso, com 870 metros de extensão, construído sob o mar para conectar as cidades de Santos e Guarujá. O presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), destacaram a colaboração política durante o lançamento do edital para a construção do túnel, uma obra planejada há quase um século e com previsão de entrega para 2028.

    A estrutura terá um investimento estimado em R$ 6 bilhões, divididos entre o Governo do Estado, o Governo Federal e a iniciativa privada, que será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel.

    A profundidade do túnel será de 21 metros. O projeto atende a uma demanda antiga da população e reduzirá significativamente o tempo de viagem entre as duas cidades. Atualmente, a travessia é feita por balsas ou por uma rodovia de aproximadamente 40 km. Diariamente, mais de 21 mil veículos cruzam as duas margens utilizando barcos pequenos (catraias) e balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

    O túnel conectará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. Estudos de mobilidade indicaram que a localização mais adequada para o túnel é no centro do canal, atendendo às necessidades logísticas da região.

    O projeto do Túnel Submerso, que ligará Santos e Guarujá, está incluído no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e será executado por meio de uma parceria público-privada (PPP), com investimento estimado em R$ 6 bilhões.

    A futura concessionária será responsável pela construção, operação e manutenção da estrutura, que permitirá a passagem de veículos de passeio, transporte público, caminhões, bicicletas (por uma ciclovia) e pedestres. A solução não interfere no desenvolvimento e na expansão do Porto de Santos.

    Os estudos foram realizados pela Fipe, por meio da Companhia Paulista de Parcerias. O projeto-executivo foi validado por duas consultorias internacionais especializadas em projetos de engenharia de alta complexidade e já possui licença ambiental prévia.

    As demandas atuais e futuras de viagens, conectando as áreas de maior geração de tráfego nas duas cidades da Baixada Santista, orientaram a formatação da proposta para a ligação terrestre. A obra também permitirá a integração dos sistemas de transporte público na região.

    Além das vias para veículos, o túnel terá uma área exclusiva para ciclistas e pedestres, localizada entre as seis faixas de tráfego – três em cada sentido, sendo uma delas adaptável para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

    A estrutura será composta por seis módulos de concreto pré-fabricados, construídos em uma doca seca. Em seguida, os módulos serão “mergulhados” na água para testes de vedação e impermeabilidade. Após a conclusão, as partes serão transportadas por flutuação até o local onde o túnel será instalado no fundo do leito marítimo.

    Etapas do projeto:

    1. Preparação do solo:
      O fundo do canal será preparado com a escavação de uma vala para abrigar os módulos. Placas de concreto serão instaladas para suportar a estrutura.
    2. Construção:
      Os módulos de concreto serão construídos em uma doca seca, próxima ao local do túnel. Eles contarão com piscinas internas para garantir flutuação durante o transporte.
    3. Transporte:
      Após testes de vedação, a doca seca será inundada, permitindo que os módulos flutuem e sejam rebocados até o local de instalação.
    4. Posicionamento:
      Os módulos serão fixados em pontes flutuantes e posicionados com precisão por sistemas eletrônicos.
    5. Imersão:
      A água das piscinas internas será bombeada, fazendo com que os módulos submerjam lentamente. Sensores monitorarão o processo.
    6. Ligação dos módulos:
      Guinchos hidráulicos aproximarão os módulos até que se conectem.
    7. Acoplagem:
      A união final será feita pela diferença de pressão entre os módulos já posicionados e a pressão da água.
    8. Nivelamento:
      Macacos hidráulicos nivelarão os módulos, que serão fixados com pinos de aço. Areia será injetada na base para estabilização.
    9. Proteção:
      Uma camada de pedras cobrirá o túnel para protegê-lo contra impactos de embarcações e âncoras.

    Benefícios do túnel:
    A conexão entre Santos e Guarujá permitirá o tráfego de veículos, caminhões, transporte público, bicicletas e pedestres, além de impulsionar o desenvolvimento do Porto de Santos. O projeto, uma demanda centenária da população, reduzirá o tempo de deslocamento entre as duas cidades e integrará os sistemas de transporte da região.

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