A documentação apresentada pela Green Energy, empresa pertencente ao grupo econômico Diastur, foi aprovada na fase inicial do processo licitatório para o aluguel de 400 ônibus elétricos em São José dos Campos.
O contrato, com duração de 15 anos, está estimado em R$ 2.718.419.768,96, aproximadamente 8,5% abaixo do valor máximo estipulado no edital (R$ 2,967 bilhões).
O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), afirmou que as etapas iniciais do processo de licitação estão sendo superadas e que a análise da documentação foi concluída e aprovada.
A Green Energy integra o Grupo ABC, que também inclui a Eletra, uma das principais fabricantes de ônibus elétricos no Brasil. A empresa é responsável por cerca de 80% dos ônibus elétricos em circulação no país.
Caso a Green Energy seja declarada vencedora, terá um prazo de seis meses para começar a disponibilizar os veículos. Isso significa que, mesmo que a licitação tenha êxito, o novo sistema não deverá entrar em operação antes do segundo semestre deste ano.
Detalhes do edital
Os novos ônibus elétricos substituirão a frota convencional do transporte público pelo período de 15 anos e contarão com ar-condicionado e outras comodidades.
Posteriormente, será realizada uma nova licitação para o sistema de carregamento e, se necessário, para o fornecimento de energia elétrica. A empresa contratada também será responsável pela manutenção preventiva dos veículos.
No novo modelo, a Urbam assumirá a gestão do contrato de locação. Além da frota e infraestrutura, o órgão será responsável pela administração financeira e pelos meios de pagamento do transporte público na cidade.
A Prefeitura ainda realizará outra licitação para definir a empresa responsável pela operação do sistema.
Informações via CBNVale














Deixe um comentário