Variedades

    Helga Nemetik apresenta ¨Não conta pra ninguém¨ em SJC

    Espetáculo terá três apresentações gratuitas e mais um workshop no teatro do SESI São José dos Campos. Aborda de forma delicada e lúdica abusos sofridos por mulheres, que muitas vezes acabam sendo silenciadas

    Após duas temporadas na capital paulista, com grande sucesso de público e crítica, “Não Conta Pra Ninguém” terá três apresentações gratuitas no teatro  do SESI de São José dos Campos, dos dias 14 a 16 de fevereiro (sexta-feira a domingo). Os ingressos devem ser retirados antecipadamente pelo site do SESI SP, canal Meu SESI. A capacidade do teatro é de 379 pessoas.

    O espetáculo foi selecionado pelo edital de Inéditos de 2024 pelo SESI SP. Em 2025 a instituição convidou a equipe de produção para mais apresentações, beneficiando outras cidades.

    Idealizado e protagonizado pela atriz e cantora Helga Nemetik, com dramaturgia de Juliana Rosenthal e direção de Michelle Ferreira, o monólogo retrata um drama pessoal vivido pela atriz e como ela deu a volta por cima.

    No espetáculo, que valoriza a nova dramaturgia brasileira, vemos uma talentosa atriz de musicais prestes a fazer uma audição para o papel de sua vida. Porém, nesse momento ela descobre que não consegue mais cantar. Depois de muita investigação, a artista constata que a causa de seu problema vocal pode não ser física. Determinada a recuperar sua voz, a única alternativa é encarar os segredos de seu passado.

    O talento e versatilidade da atriz Helga Nemetik será levado a outro patamar artístico para dar voz aos envolvidos nesse episódio obscuro e marcante da vida da personagem. A atriz e cantora atuou em diversos programas de TV, como o quadro “Show dos Famosos” no Domingão do Faustão, a novela “Rock Story”, o seriado “Ilha de Ferro”, e em espetáculos de teatro musical como “Beetlejuice”, “Chaplin”, “Mulheres à beira de um ataque de nervos”, entre outros. Na música, produziu e se apresentou nos shows “Jazz in the Blues”, “Helga, Tony e R&B” e “Superbacana”, que revisita a Tropicália.

    A dramaturgia de “Não conta pra ninguém” é de Juliana Rosenthal, que escreveu diversas peças de teatro, entre elas “O Inferno Sou Eu”, com Marisa Orth. Para cinema, dentre os roteiros escritos está a comédia “O Amor no Divã”. Para televisão, assinou a série “Hard”, da HBO, e “Os Homens são de Marte…”, para o GNT. Foi roteirista-chefe da série “Não foi minha culpa”, dirigida por Suzanna Lira, para o Star+, e atualmente escreve uma nova série para a Amazon Prime.

    A direção de “Não conta pra ninguém” está nas mãos de Michelle Ferreira, que escreveu e dirigiu a peça “Eu não sou Harvey”. Michelle também escreveu a série “Não foi minha culpa”, dirigida por Suzanna Lira, e as peças “Bárbara”, com Marisa Orth, e “A última entrevista”, com atuações de Marília Gabriela e Theodoro Cochrane, ambas dirigidas por Bruno Guida. Michelle foi indicada ao Prêmio Shell de melhor autora, em 2013, pela peça “Os adultos estão na sala”, e ao Prêmio Bibi Ferreira de melhor autora por “Uísque e Vergonha”. A direção de produção é de Marcelo Aouila.

    “Nunca contei a ninguém sobre o abuso sexual que sofri na primeira infância, uma fase em que descobertas e afetos são levados para o resto da vida. Quantas mulheres próximas a você passaram por situações como essa e você nunca imaginou?”, indaga Helga Nemetik.

    Abusar de uma criança ou de uma mulher adulta é retirar seu direito sobre o próprio corpo, seja pela força ou pela manipulação das emoções.

    A violência sexual é um crime que acontece frequentemente na infância e no início da adolescência. Entre 2017 e 2020, foram registrados 179.277 casos de estupro ou estupro de vulnerável, com vítimas de até 19 anos – média de quase 45 mil casos por ano. Crianças de até 10 anos somam 62 mil das vítimas nesses quatro anos – ou seja, um terço do total.

    Com este trabalho, o objetivo é discutir, teatralmente, de forma delicada e lúdica, o abuso sofrido por mulheres em pleno século 21. Queremos incentivar mulheres que sofreram abuso a denunciar, e propor formas de amenizar as dores das mulheres que passaram por esse tipo de violência.

    “‘Não conta pra ninguém’ é um espetáculo que convida o público a uma experiência reflexiva sobre o silenciamento das mulheres em situações de abuso. Com montagem forte e direta, porém sem abrir mão da delicadeza, o espetáculo é também um chamado às mulheres e aos homens a erguerem suas vozes. O SESI-SP acredita em criações que proporcionam a apreciação de novas visões artísticas, e, neste espetáculo, reafirma seu valor basilar: a arte e sua função educadora”, explica Eliane da Rocha, analista de Atividades Culturais do SESI-SP.

    Em uma ação de acessibilidade, no domingo haverá apresentação com intérprete de LIBRAS.

    Além da apresentação teatral, a produção e o SESI oferecem um workshop chamado ANARCODRAMATURGIA, ministrado por Michelle Ferreira, dramaturga e diretora premiada, com diversos textos encenados no Brasil e no exterior. Será um encontro presencial no sábado (15), às 15hs, com 3 horas de duração, também no SESI. São da Michelle os textos das peças “Bárbara”, com Marisa Orth, e “A última entrevista de Marília Gabriela”. Para a atividade, que é voltada para dramaturgos iniciantes e iniciados a partir dos 18 anos estão sendo oferecidas 20 vagas. Os interessados devem se inscrever online, por meio de um formulário também disponível no Meu SESI.

    SINOPSE

    Prestes a fazer uma audição para o papel de sua vida, uma talentosa atriz de musicais não consegue mais cantar. Depois de muita investigação, descobre que a causa de seu problema vocal pode não ser física. Determinada a recuperar sua voz, a única alternativa é encarar os segredos de seu passado.

    Perfil do Instagram: @naoconta_teatro

    Próximas apresentações:

    Após passar por São José dos Campos, o espetáculo segue turnê nas unidades do SESI de Piracicaba (21 a 23 de fevereiro), Rio Claro (21 a 23 de março), Campinas (16 a 18 de maio) e Ribeirão Preto (20 a 22 de junho).

    EQUIPE TÉCNICA

    Helga Nemetik – Idealização e Atuação

    Juliana Rosenthal – Dramaturgia

    Michelle Ferreira – Direção, Cenografia e Workshop

    Jessica Mancini – Diretora Assistente

    Eric Budney – Direção Musical

    Cesar Pivetti – Iluminação

    Camila Mundell – Figurino

    Rodrigo Lopes – Fotos de divulgação

    Viviane Santana – Operadora de som

    Vini Hideki – Operador de luz

    Evas Carreteiro – Cenotécnico

    Julliana Della Costa – Marketing e Design Gráfico

    Marcelo Aouila – Direção de Produção

    Tchequia Produções e Essegaroto Aouila – Realização

     

    SERVIÇO

    Local: Teatro do SESI de São José dos Campos

    Endereço: Avenida Cidade Jardim, nº 4.389 – Bosque Eucaliptos

    Data: dias 14, 15 e 16 de fevereiro

    Horários: sexta e sábados às 20h e domingos às 19h

    Classificação indicativa: 14 anos

    Workshop no dia 15/02 às 15h no SESI.

    Teremos LIBRAS no dia 16/02

    Ingressos: www.sesisp.org.br – Meu SESI – Grátis

     

    Assessoria de Imprensa do espetáculo:

    Comunicaê- Patrícia Lima

    Contato: 12 99786-6261

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Variedades

    Criança viraliza ao se fantasiar de motorista do Bloco do Barbosa

    O pequeno Heitor Medeiros, de 5 anos, morador de Aparecida, conquistou a...

    Variedades

    Carnaval de rua oficial de São José confirma show gratuito de Salgadinho na Via Oeste

    O Carnaval de rua oficial de São José dos Campos confirmou uma...

    Variedades

    Bloco do DJ GBR deve atrair mais de 50 mil foliões no Carnaval de rua oficial de SJC neste sábado (14)

    Após um pré-carnaval marcado por grande público e clima de festa na...

    Variedades

    Pirô Piraquara abre o Carnaval de São José na quinta

    O Carnaval de São José dos Campos começa, oficialmente, nesta quinta-feira (12)....