O Governo de São Paulo, em colaboração com o aplicativo de mobilidade 99, lançou um serviço inédito de transporte gratuito para vítimas de violência. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Políticas para a Mulher (SP Mulher) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), permite que mulheres em situação de risco acionem o serviço ao ligarem para o 190. O convênio foi assinado no dia 28 e publicado no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (30).
Ao entrar em contato com a Polícia Militar, a vítima será encaminhada à Cabine Lilás, onde policiais femininas especializadas prestarão o atendimento. Caso necessário, a mulher poderá ser transportada gratuitamente para uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), o Instituto Médico-Legal (IML) ou um pronto-socorro. O deslocamento será feito por meio do app da 99, acionado pela PM via voucher.
“A parceria entre os setores público e privado é fundamental para fortalecer a rede de proteção às mulheres. Nosso objetivo é garantir que todas se sintam protegidas e acolhidas”, afirmou Tatiana Scatena, diretora de Segurança da 99.
Desde a sua criação, em março de 2024, a Cabine Lilás já atendeu mais de 5.400 mulheres na cidade de São Paulo, resultando na prisão de 84 agressores. Com a nova colaboração, espera-se que o tempo de resposta e o acesso aos serviços de apoio se tornem ainda mais rápidos e eficientes.














Deixe um comentário