Presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul participou do encontro e forneceu informações sobre recursos hídricos na região
Os vereadores que compõem a Frente Parlamentar em Defesa e Preservação do Rio Paraíba fizeram a primeira reunião na manhã desta terça (1º), na Câmara, que contou com a participação do presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, Renato Traballi Veneziani. Estavam presentes os vereadores Carlos Abranches (Cidadania), que propôs a criação da frente e presidiu a reunião, Amélia Naomi (PT), Fernando Petiti (PSDB) e Sérgio Camargo (PL).
Durante o encontro, os parlamentares questionaram a situação da rede de esgoto na região e os investimentos que têm sido aplicados, principalmente em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí. Falaram sobre situações irregulares de bairros periféricos de São José, a capacidade de tratamento pela concessionária Sabesp, além do episódio de extravasamento de esgoto em novembro do ano passado que alterou o nível de oxigênio da água causando a morte de peixes. Por essa ocorrência de lançamento de resíduos fora dos padrões da legislação, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aplicou multa de R$ 900 mil à Sabesp.
Segundo Veneziani, o Comitê abrange atualmente 38 cidades e tem R$ 40 milhões para investir em reflorestamento, controle de poluição e outros projetos ambientais.
Os membros da frente propuseram uma visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lavapés, na zona norte da cidade, operada pela concessionária Sabesp. Também sugeriram convidar para a segunda reunião, a ser agendada, gestores da Sabesp e do Comam – Conselho Municipal do Meio Ambiente para esclarecimentos.














Deixe um comentário