A chegada de uma frente fria ao estado de São Paulo nesta sexta-feira (23) está provocando aumento das chuvas e queda nas temperaturas em toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba (RMVale).
De origem oceânica, essa frente fria atinge primeiro o Litoral Norte, onde os efeitos já começaram a ser sentidos desde a tarde de quinta. O sistema, que se desloca a partir da região Sul do país, se combina com um cavado — corrente de ventos em altos níveis da atmosfera — que favorece a formação de nuvens carregadas.
A Defesa Civil alerta para o risco elevado de chuvas de intensidade moderada a forte no Litoral Norte, que podem ocorrer com frequência ao longo do dia. Também são esperadas rajadas de vento vindas do sul/sudeste, que podem atingir até 50 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo válido até às 23h59 desta sexta (23) para o Litoral Norte. A previsão é de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com possibilidade de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios.
No restante do Vale do Paraíba, o dia segue com predomínio de nuvens, pouca presença do sol, sensação térmica de frio e chuva leve a moderada em vários momentos. Apesar disso, o risco de ocorrências graves nessas áreas é considerado baixo.
A previsão é que o tempo só volte a melhorar no domingo (25), quando o sol deve reaparecer e as temperaturas tendem a subir, retomando as condições vistas na última quarta-feira (21).
Diante da queda nos termômetros, a Defesa Civil reforça a importância de cuidados com os mais vulneráveis, como idosos e crianças. Recomenda-se manter-se bem agasalhado e, em casos de temporais, evitar áreas abertas devido ao risco de quedas de árvores e descargas elétricas, buscando abrigo em locais seguros.
Em situações de emergência, a população deve acionar os seguintes serviços:
Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Militar: 190
Informações via CBNVale














Deixe um comentário