Pessoas talentosas que inspiram, que se expressam e que são felizes, superando as barreiras para alcançar seus sonhos. No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira (3), o evento promovido pela Prefeitura emocionou o público com apresentações e histórias de vida que servem de exemplos para todos.
A ação, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi realizada na Casa de Cultura Flávio Craveiro, no Dom Pedro 1º, na região sul.
Também teve palestra do publicitário e paratleta de bocha paralímpica Thulio Toledo Santos com o tema “A arte milenar de ignorar limites!” e apresentações de dança de pessoas com deficiência assistidas pela Associação Ágape e pela Asin (Associação para Síndrome de Down) de São José dos Campos, além de oficinas de Libras (Língua Brasileira de Sinais), de alfabetização do olhar e de pintura.

Dança de Giovanna com a mãe emocionou a plateia | Foto: PMSJC
Emoção
Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação de dança de Giovanna Amâncio da Silva, de 21 anos, acompanhada da mãe Érica Amâncio Pereira, de 44 anos.
Giovanna tem Sìndrome de Leigh, uma doença degenerativa, e parou de andar aos 3 anos. Atualmente, utiliza cadeira de rodas para se locomover.
Mas não se abateu e, desde os 6 anos de idade, frequenta aulas de dança, apresentando-se em todos os lugares onde pode. Há 6 anos, ganhou a companhia da mãe.
“Amo dançar com a Giovanna. Vendo a felicidade dela por fazer o que gosta apesar da deficiência, também me realizo. Ela nunca olhou para as dificuldades e é um exemplo para todos nós”, afirmou Érica, que ao dar o depoimento surpreendeu as lágrimas da filha.
“Não precisa chorar, meu amor. É um momento de felicidade”, completou a dona de casa, emocionando os que presenciaram a cena de amor e troca de afeto entre mãe e filha.

O show de dança dos assistidos da Asin conquistou corações e mentes | Foto: PMSJC
Inclusão
Com eventos como o desta quarta (3) e ações ao longo de todo o ano, a Prefeitura garante inclusão, respeito, autonomia, dignidade e qualidade de vida para as pessoas com deficiência.
Com assistência, apoio, cuidados e amor, podem expressar suas vozes, seus talentos e seus potenciais, inspirando e motivando todos que com eles convivem.














Deixe um comentário