A Embraer firmou um contrato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para a venda de uma nova unidade do Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, na sigla em inglês). Este será o segundo equipamento operado pela FAB, que poderá instalar o sistema de forma rápida em qualquer aeronave multimissão KC-390 de sua frota. Com o MAFFS II, o KC-390 possui a capacidade de lançar aproximadamente 12 mil litros de água em sete segundos por voo.
“O Sistema MAFFS II demonstrou grande eficiência em situações emergenciais nas diversas regiões do Brasil. O KC-390 equipado com esse sistema já lançou, neste ano, mais de um milhão de litros de água. Nossa decisão de ampliar essa capacidade se deve à alta eficácia do MAFFS II, comprovada em mais de 100 voos, e à crescente necessidade de ferramentas desse tipo”, explica o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica.
“O KC-390 tem comprovado sua versatilidade em missões essenciais para o País, como o combate aos incêndios no Pantanal, na Amazônia e em São Paulo ao longo de 2024. Com a aquisição desta nova unidade do MAFFS II, a FAB dobrará sua capacidade de atuação nessas operações. Estamos extremamente satisfeitos com o progresso da plataforma multimissão fabricada pela Embraer em atender às demandas do Brasil”, destaca Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Desde que entrou em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, na Força Aérea Portuguesa, em 2023, e na Força Aérea da Hungria, em 2024, a aeronave tem demonstrado uma disponibilidade operacional de 93% e taxas de conclusão de missão superiores a 99%, evidenciando uma produtividade excepcional na sua categoria. Além de Brasil, Portugal e Hungria, o C-390 foi adquirido por Holanda, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul. Recentemente, a Suécia também confirmou a escolha do C-390 Millennium, enquanto a Eslováquia indicou o modelo como a melhor opção para a renovação de sua frota de aeronaves de transporte.














Deixe um comentário