A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) liberou às 14h desta segunda-feira (20) o resultado e a primeira chamada do Provão Paulista Seriado 2025 para 7.652 estudantes que ingressarão nos cursos superiores no primeiro semestre na USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo).
Os resultados estão disponíveis no portal do Provão Paulista. A divulgação da aprovação é individual e cada estudante pode verificar sua situação no portal https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/.
Pelo segundo ano, a Secretaria da Educação aplicou a prova que beneficia estudantes no acesso às instituições de ensino superior do estado, entre elas as melhores do país e da América Latina.
Para o primeiro semestre, as vagas estão distribuídas da seguinte forma:
- 1.500 vagas para a USP;
- 934 vagas para a Unesp;
- 325 vagas para a Unicamp;
- 4.893 vagas para as Fatecs.
As vagas restantes das Fatecs são destinadas aos cursos com início no segundo semestre, assim como todas as turmas da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
“Parabenizamos todos os aprovados no Provão Paulista. Agora é hora de efetuar a matrícula. As universidades estão esperando por vocês”, afirmou o secretário de Educação, Renato Feder.
Psicologia na USP São Paulo entre os mais concorridos
Dentre os diversos cursos oferecidos pelo Provão Paulista, o curso de psicologia na USP, campus São Paulo, foi o mais concorrido, com 786,4 candidatos por vaga. Em segundo lugar, ficou o curso de fisioterapia no mesmo campus, com 618,7 candidatos por vaga.
Na Unesp, o curso de administração em Jaboticabal foi o mais procurado, com 478,8 candidatos por vaga. Na Unicamp, o curso mais disputado foi o de arquitetura e urbanismo, com 514,7 candidatos por vaga.
Nas Fatecs, o curso de análise e desenvolvimento de sistemas também teve grande procura, com 798,3 candidatos por vaga no campus de Americana. Esses cursos estavam entre as oito opções de cada estudante.
De acordo com o edital, as vagas são distribuídas de forma proporcional e igualitária entre alunos da rede estadual de ensino, Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), estudantes de outras redes públicas do país e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Dos 7.652 convocados nesta primeira chamada, 5.592 são da rede estadual de SP, 1.417 das Etecs do Centro Paula Souza, 212 da rede federal e de outros estados, 225 das redes municipais e 206 das universidades da USP, Unesp e Unicamp.
Com a divulgação dos resultados, cada participante deve acessar a área do estudante para verificar sua aprovação no curso escolhido. Os alunos que completaram a 3ª série nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.
Matrículas
Conforme o edital, a Secretaria da Educação divulgará três chamadas unificadas, com as notas e opções escolhidas pelos estudantes. A primeira chamada será feita juntamente com a divulgação dos resultados, nesta segunda-feira (20).
Cada instituição de ensino superior tem seu próprio cronograma e regras para o processo de matrícula. As orientações de cada universidade estão disponíveis no Portal do Provão Paulista.
É importante que cada estudante observe todas as regras de matrícula de cada universidade e das Fatecs publicadas na Instrução Normativa para Matrículas de cada instituição.
Após as três chamadas unificadas, as instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado poderão, caso necessário, divulgar chamadas adicionais, além das organizadas pela Seduc-SP e disponibilizadas no portal oficial.














Deixe um comentário