Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) investigam, há mais de dez anos, uma formação enigmática em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, que pode ter surgido após o impacto de um asteroide.
A cratera está localizada em Ubatumirim, distrito de Ubatuba, e possui aproximadamente 1,5 km de diâmetro e 300 metros de profundidade. Ela fica próxima à Rodovia Governador Mário Covas (BR-101), em uma área de mata nativa preservada. De acordo com os cientistas, sua origem pode remontar a cerca de seis milhões de anos.
O geólogo Paulo Roberto Martini, do Inpe, destaca que a estrutura é completamente diferente das formações geológicas típicas da região. “Ela se assemelha bastante, inclusive nas imagens de satélite, à cratera do Arizona, nos Estados Unidos — embora em escala menor. Os sedimentos encontrados no interior da estrutura são bem mais recentes, com cerca de 150 mil anos”, afirma.
A formação apresenta bordas elevadas — conhecidas como cristas — que se destacam na paisagem e formam uma depressão preenchida por camadas de sedimento. A origem exata da cratera ainda é desconhecida, mas os estudos já descartaram uma formação de origem tectônica, ou seja, não foi causada por movimentos das placas terrestres. Isso fortalece a teoria de um impacto extraterrestre.
Cratera em Ubatuba pode ter origem espacial, dizem cientistas do Inpe
Acesso restrito à cratera
O local possui acesso controlado, por estar dentro da área de proteção do Parque Estadual da Serra do Mar, o que dificulta a realização de coletas mais detalhadas nas partes mais elevadas da formação. “Ainda não conseguimos alcançar as cristas para recolher amostras de rocha que confirmem o impacto. Dependemos de autorização para isso”, explica Martini.
Outra hipótese considerada pelos especialistas é de que fragmentos do asteroide que atingiu Ubatuba possam ter alcançado o Canadá, o que ampliaria ainda mais a escala e relevância do fenômeno.
Apesar do mistério persistir, os pesquisadores acreditam que estão cada vez mais próximos de comprovar que Ubatuba pode abrigar uma das raras crateras de impacto já identificadas no território brasileiro.













Deixe um comentário