A CEDRAP – Cooperativa de Eletrificação da Região do Alto Paraíba integra o grupo pioneiro no Brasil a participar do projeto-piloto da Solução Eficiência Energética, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A iniciativa tem como objetivo fomentar uma gestão energética mais sustentável e racional nas cooperativas, aliando inovação, redução de custos operacionais e alinhamento às práticas ESG.
“O uso consciente e eficiente da energia elétrica é fundamental para todos. Para nós, da CEDRAP, em que a energia representa um dos principais insumos e custos operacionais, qualquer prática de eficiência impacta diretamente na redução dos custos de produção, refletindo em um produto final mais acessível para os consumidores. É gratificante ver diversas cooperativas trocando ideias e experiências com o propósito do uso racional e inteligente da energia elétrica”, destaca José Edson de Carvalho Coelho, presidente da CEDRAP.
A energia é um dos principais pilares da economia global, e sua gestão eficiente tornou-se essencial para a competitividade e a sustentabilidade dos negócios. Nesse contexto, as cooperativas precisam contar com suporte técnico especializado para aprimorar o uso da energia, investir em fontes renováveis, avançar na autossuficiência energética, reduzir custos operacionais e se posicionar como referências na promoção de práticas sustentáveis.
“Na CEDRAP, a eficiência energética faz parte da nossa estratégia e está alinhada ao nosso compromisso com a sustentabilidade. Atendemos ao ODS 6 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU por meio de um sistema de captação de água da chuva e buscamos constantemente aprimorar nossa infraestrutura. Implantamos um veículo itinerante — uma moderna van equipada como escritório móvel — para atendimento in loco aos cooperados, além de contarmos com um caminhão de Linha Viva de última geração e um trator de poda”, ressalta o presidente.
Energia sustentável, uso racional dos recursos e visão de futuro são compromissos assumidos pela CEDRAP para transformar, com eficiência e responsabilidade, o presente e o futuro do cooperativismo, conclui José Edson de Carvalho Coelho.














Deixe um comentário