Revista

    Cooperados do Sicoob recebem R$ 1,7 bilhão em Juros ao Capital

    Os rendimentos são distribuídos de acordo com suas respectivas participações

    O Sicoob, instituição financeira cooperativa, distribuiu para cerca de 6,8 milhões de cooperados, em 31 de dezembro, mais de R$ 1,7 bilhão em Juros ao Capital, referentes ao exercício de 2024. Trata-se da remuneração sobre o capital social mantido nas cooperativas, capital esse representado por quotas-partes de titularidade dos cooperados, que rendem juros limitados à taxa média da Selic do período, conforme legislação específica.

    O pagamento de juros ao capital, assim como a distribuição dos resultados, é uma retribuição aos donos do empreendimento, que acreditam no modelo cooperativista como uma forma de desenvolvimento socioeconômico.

    Esse valor não contempla os resultados contábeis (chamados de excedentes no meio cooperativista), que deverão ser distribuídos aos cooperados até o fim de abril de 2025, neste caso na proporção dos negócios feitos por meio das respectivas cooperativas.

    “O capital social é o patrimônio da cooperativa, formado pela contribuição individual de cada cooperado e essencial para compor os limites operacionais e promover os investimentos em diferentes frentes, incluindo tecnologia. Quanto mais expressiva a estrutura patrimonial, maior o potencial de novos negócios da cooperativa, que opera em condições de preço mais atrativas que outros agentes do mercado financeiro.  Ser empreendedor cooperativista, aportando capital, é, portanto, prova de confiança nesse modelo de atuação, que tem avançado fortemente no Brasil e no mundo”, explica Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob.

    Para consultar os valores recebidos, os cooperados podem acessar o extrato da conta corrente e o extrato da conta capital por meio do App Sicoob, internet banking, caixas eletrônicos ou, se preferirem, visitar sua cooperativa e falar com o gerente.

    Sobre o Sicoob 

    Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem atualmente mais de 8,5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 328 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma empresa de meios de pagamento; administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Revista

    Álbum da Copa do Mundo de 2026 terá 980 figurinhas, 112 páginas e cores especiais aos brasileiros

    Estima-se que para preencher todos os espaços de jogadores e técnicos os...

    Revista

    Evento do Sinhores debate efeitos da Reforma Tributária em bares e restaurantes

     Iniciativa realizada em parceria com o Sebrae e Assecon, vai analisar reflexos...

    Revista

    Salas lotadas e emoção marcam as estreias de “Onde o Tempo Faz a Curva” em Santa Branca e Jacareí

    As primeiras exibições públicas do telefilme Onde o Tempo Faz a Curva...

    Revista

    City TV Brasil – Georges Assaad

    Diretor do Procon, Georges Assaad é o entrevistado do Programa Pauta Livre...