Revista

    Com Pirô, São José inicia contagem regressiva para a folia

    Folia na cidade será oficialmente aberta no próximo dia 27 de fevereiro, às 18h30, com o desfile do tradicional Pirô Piraquara – Foto: Paulo Amaral/FCCR

    São José dos Campos já iniciou a contagem regressiva para o início do Carnaval. A folia na cidade, regada a purpurina, confetes e muita irreverência, será oficialmente aberta no próximo dia 27 de fevereiro, às 18h30, com o desfile do tradicional Pirô Piraquara.

    O bloco carnavalesco, com seus bonecões, promete espalhar alegria pelas ruas da região central. A concentração acontece na praça Afonso Pena. O Pirô volta a desfilar no dia 1º de março, às 9h, com saída na Travessa Chico Luiz, em frente ao Mercado Municipal.

    Neste ano, a novidade é a participação do bloco no Carnaval na Via Oeste, no dia 3 de março, a partir das 9h30.

    A programação de Carnaval também inclui os distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo, com apresentações musicais e vivências para moradores e turistas.

    Outra novidade neste Carnaval é a participação de representantes das escolas de samba Raízes, Estrela de Prata, Confraria, Santa Cruz, Sol Nascente, Balaioo Cultural e Acadêmicos do Satélite. A atração acontece no dia 27 de fevereiro, durante a saída do Pirô Piraquara.

    Pirô Piraquara

    Criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em 1988, sob a coordenação de Angela Savastano, o projeto Piraquara propunha atividades voltadas à valorização do folclore e da cultura popular regional, possibilitando à população a oportunidade de participar de diversas manifestações culturais na cidade e, mais tarde, dando origem ao Bloco Pirô Piraquara, em 1991.

    Uma das principais características do bloco são os bonecões produzidos pelo casal Fátima Alves e Benê Domingos, que há duas décadas confeccionam e cuidam da manutenção dos bonecos gigantes, que encantam crianças e adultos.

    Durante o mês de fevereiro, a FCCR vai oferecer vivências que permitem a crianças e adultos participarem do processo de criação, tanto dos bonecos quanto de máscaras e adereços carnavalescos, que compõe o bloco do Pirô e levam a personalidade joseense para as ruas centrais da cidade.

    Os interessados podem acompanhar a confecção que acontece no Centro Cultural Clemente Gomes, de segunda a sexta-feira, a partir das 15h.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Revista

    Álbum da Copa do Mundo de 2026 terá 980 figurinhas, 112 páginas e cores especiais aos brasileiros

    Estima-se que para preencher todos os espaços de jogadores e técnicos os...

    Revista

    Evento do Sinhores debate efeitos da Reforma Tributária em bares e restaurantes

     Iniciativa realizada em parceria com o Sebrae e Assecon, vai analisar reflexos...

    Revista

    Salas lotadas e emoção marcam as estreias de “Onde o Tempo Faz a Curva” em Santa Branca e Jacareí

    As primeiras exibições públicas do telefilme Onde o Tempo Faz a Curva...

    Revista

    City TV Brasil – Georges Assaad

    Diretor do Procon, Georges Assaad é o entrevistado do Programa Pauta Livre...