Saúde

    Cigarro eletrônico: entenda como funciona e os riscos à saúde, segundo a OMS

    Os cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes, têm ganhado popularidade entre jovens e adultos como uma alternativa ao cigarro convencional. No entanto, especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que esses dispositivos não são inofensivos e representam sérios riscos à saúde.

    O funcionamento dos cigarros eletrônicos é baseado em um sensor que detecta a inalação e aciona o aquecimento de um líquido — o refil — que se transforma em vapor. Esse refil pode conter nicotina em diferentes concentrações, além de uma mistura de álcool, água, glicerina, aromatizantes e outras substâncias químicas. Nos modelos reutilizáveis, o tanque é reabastecido; já os descartáveis possuem cartucho fechado com resistência embutida.

    Ao tragar, uma luz de LED acende para simular o ato de fumar. O vapor inalado, porém, pode trazer consequências sérias. A nicotina presente induz à dependência química, enquanto outras substâncias do líquido causam irritações nas vias respiratórias e aumentam o risco de doenças cardiovasculares. A OMS já confirmou, inclusive, casos de mortes associadas ao uso desses produtos.

    Embora o marketing do vape tente posicioná-lo como uma alternativa “menos nociva”, especialistas reforçam que o dispositivo não é seguro. Além disso, há crescente preocupação com o uso entre adolescentes, que muitas vezes começam a fumar por meio desses aparelhos devido à aparência tecnológica e aos sabores atrativos.

    A recomendação de autoridades de saúde é clara: cigarros eletrônicos devem ser evitados, principalmente por não fumantes, jovens e pessoas com histórico de doenças respiratórias.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Saúde

    SJC: Profissionais da saúde recebem vacina contra dengue

    A Prefeitura de São José dos Campos inicia, nesta terça-feira (10), a...

    Saúde

    Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

    Principais vítimas foram homens com mais de 65 anos Ao menos 29...

    Saúde

    Casos de câncer de pele passam de 72 mil no Brasil

    Doença cresce em todo o país e falta de acesso a dermatologistas...

    Saúde

    AVC e infarto: estudo aponta que 99% dos casos estão ligados a estes 4 fatores de risco

    O estudo realizado identificou quais são os principais vilões da saúde cardiovascular...