No domingo (1), a Guarda Civil Municipal de São José dos Campos desmantelou um esquema de fraude em caixas eletrônicos na região central da cidade. A ação teve início após um morador relatar que seu cartão foi retido em um caixa eletrônico do Banco Mercantil. Ele contou que ligou para um número indicado em um cartaz próximo ao caixa e, após fornecer seus dados pessoais, percebeu que se tratava de uma fraude.
As equipes da GCM confirmaram que o cartaz era falso e iniciaram uma operação para prevenir novas vítimas. Removeram os avisos fraudulentos, orientaram o morador a bloquear seu cartão e registraram a ocorrência. No entanto, cerca de 30 minutos depois, novos cartazes falsificados foram encontrados no local.
Identificação e perseguição
Com o auxílio do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), as câmeras de monitoramento identificaram um suspeito que entrava e saía repetidamente da agência bancária. Em uma das ocasiões, ele foi visto saindo rapidamente e fugindo em um veículo em alta velocidade.
Às 12h, no Anel Viário, a GCM interceptou o carro, com um homem e uma mulher dentro. Durante a revista no veículo, foram encontrados:
- Quatro maquinetas de cartão;
- Dois celulares;
- Uma faca, um estilete e um alicate;
- Três tubos de cola instantânea;
- Vinte e dois adesivos falsificados;
- Doze papelotes utilizados para extrair cartões;
- Um aviso falso de “caixa indisponível”.
Prisão e orientação à população
O casal foi conduzido à Central de Flagrantes, onde o delegado confirmou a prisão por estelionato. Em casos de suspeita de golpe, a orientação é acionar as autoridades imediatamente para evitar prejuízos.














Deixe um comentário