Samir Xaud, o único nome a oficializar candidatura para a eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcada para o próximo domingo (25), esteve nesta segunda-feira (19) na sede da entidade no Rio de Janeiro.
Durante a visita, ele aproveitou para se apresentar aos integrantes da Comissão Nacional de Clubes (CNC), formada por representantes das quatro divisões do futebol nacional.
Na elite do Brasileirão, fazem parte da CNC os clubes Flamengo, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Vasco e, como convidado, o Palmeiras. Já nas divisões inferiores, Volta Redonda e Botafogo-SP representam a Série B. A reunião aconteceu de forma híbrida, com uma breve interação entre Xaud e os participantes.
Samir busca estreitar laços com dirigentes que estiveram ao lado da pré-candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). Reinaldo também esteve na sede da CBF na mesma data, mas não conseguiu formalizar uma chapa, pois não obteve o número mínimo de apoios entre as federações estaduais.
Além da FPF, apenas a Federação do Mato Grosso endossou a iniciativa de Reinaldo, que contava com o respaldo de cerca de 30 clubes, além do incentivo simbólico de equipes como o EC Taubaté e o São José EC, ambos do Vale do Paraíba.
Vale lembrar que, embora Samir Xaud tenha sido eleito para comandar a Federação Roraimense de Futebol, seu mandato só tem início previsto para 2027.
O prazo final para a inscrição de chapas encerra-se nesta terça-feira (20). No entanto, com o expressivo apoio que Xaud já conquistou — 25 das 27 federações estaduais e 10 dos 40 clubes das Séries A e B — a eleição se tornou praticamente definida. Para que uma chapa seja validada, é necessário o respaldo mínimo de oito federações.














Deixe um comentário