A massa de ar frio que atinge o Vale do Paraíba neste fim de semana derrubou os termômetros em diversas cidades da região. Na manhã deste sábado (14), Campos do Jordão teve a menor temperatura do ano até agora: 1,2°C às 7h, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Esse é o quarto dia consecutivo de quebra de recordes na cidade mais alta do Brasil, situada a 1.628 metros de altitude. Na sexta-feira, a mínima havia sido de 1,3°C; na quinta, 2,7°C; e na quarta-feira, os termômetros já marcavam 5,3°C.
A combinação entre a baixa umidade do ar e as temperaturas negativas favoreceu a formação de geadas em superfícies como gramados, vegetação e até veículos.
Outros municípios da região também registraram frio intenso. Em São Luiz do Paraitinga, os termômetros marcaram 4,8°C — a menor marca do ano até então. Já Taubaté teve uma manhã menos gelada, com 8,2°C.
Além do frio, a Defesa Civil alertou para a umidade relativa do ar em queda em várias partes do estado. A falta de chuvas pode levar os índices a patamares inferiores ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Apesar disso, Taubaté apresentou um nível considerado seguro neste sábado: 59% de umidade.













Deixe um comentário