O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) iniciou nesta sexta-feira (28) a Operação Verão 2025, com um aumento no número de profissionais e na utilização de recursos tecnológicos para assegurar a proteção dos banhistas no litoral paulista. A iniciativa, que se estenderá até 4 de março, recebe suporte do Comando da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo e tem como objetivo principal a prevenção de acidentes aquáticos e o socorro a vítimas no mar.
Cerca de 450 especialistas em salvamento estarão mobilizados diariamente durante o período da operação, assegurando uma presença mais intensa de bombeiros em áreas consideradas de maior periculosidade. A alocação dos profissionais foi planejada com base em dados estatísticos e no movimento de turistas previsto para as praias do estado de São Paulo.
Além do reforço no efetivo, o GBMar utilizará 12 Unidades de Resgate, nove barcos de salvamento, nove jet skis, 25 quadriciclos e uma embarcação rápida, além do apoio de três helicópteros da Polícia Militar para operações de resgate e vigilância aérea.
Grande movimentação nas praias – foco na segurança durante o Carnaval
A previsão é que aproximadamente 450 mil veículos se dirijam ao litoral paulista durante o Carnaval, elevando consideravelmente o número de turistas na região. Para evitar incidentes, a operação também inclui campanhas de conscientização para alertar os banhistas sobre os perigos do mar e as práticas seguras a serem adotadas.














Deixe um comentário