O Reitor da ETEP Edson Querido ao lado dos dirigentes da Associação Ensinando Reciclar
A Associação Ensinando Reciclar (ASSER), entidade que desenvolve um importante trabalho de conscientização sobre o descarte correto de resíduos junto a alunos de escolas de São José dos Campos e região, está participando da EXPO ETEP 2026, um dos mais relevantes eventos acadêmicos e tecnológicos do Vale do Paraíba.
A feira foi aberta nesta segunda-feira no Centro Universitário ETEP e segue até quarta-feira, com entrada gratuita e aberta ao público. O evento reúne estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em geral, oferecendo uma ampla programação com apresentações científicas, experiências práticas, inovação, empreendedorismo e projetos voltados ao desenvolvimento sustentável.
A EXPO ETEP reúne os 34 cursos de graduação da instituição e apresenta mais de 130 projetos desenvolvidos pelos alunos por meio da disciplina de Projetos Integradores. A proposta proporciona aos estudantes uma formação prática e aplicada, estimulando a busca por soluções para desafios reais do mercado de trabalho e da sociedade.

Durante a exposição, os visitantes têm a oportunidade de conhecer iniciativas relacionadas às áreas de engenharia, tecnologia, aviação, saúde, educação, negócios e sustentabilidade, fortalecendo a integração entre conhecimento acadêmico e necessidades da comunidade.
Segundo o reitor da ETEP, Édson Querido, a EXPO ETEP tem como objetivo aproximar a educação do mercado, da ciência e da população, incentivando o protagonismo estudantil, a criatividade, a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de soluções inovadoras para cidades inteligentes e para os desafios contemporâneos.
Em seu estande, a Associação Ensinando Reciclar apresenta suas ações educativas desenvolvidas em escolas, empresas e condomínios, destacando a importância da separação correta dos resíduos, da reciclagem e da preservação ambiental. A participação da entidade reforça o compromisso com a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a construção de um futuro sustentável.

Professor Adriano
Dia do Meio Ambiente
Dando continuidade às atividades de conscientização ambiental, a ASSER estará presente nesta sexta-feira no Shopping Jardim Oriente, em São José dos Campos, onde apresentará seus projetos e realizará a distribuição gratuita de sementes de Ipê em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
A iniciativa busca incentivar o plantio de árvores e despertar na população a reflexão sobre a responsabilidade de cada cidadão na preservação dos recursos naturais. Afinal, pequenas atitudes de hoje podem florescer em grandes transformações para as futuras gerações.
Mais do que ensinar a reciclar, a ASSER trabalha para semear consciência ambiental, cidadania e responsabilidade social. Cada palestra realizada, cada orientação compartilhada e cada semente distribuída representam um convite para que a comunidade participe ativamente da construção de cidades mais limpas, verdes e sustentáveis















Deixe um comentário