Terminada a COP-30, realizada em Belém do Pará, ficou aquela sensação do “copo metade cheio e metade vazio”. Para alguns houve avanços, embora não muito significativos; para outros, questões essenciais como a redução do uso de combustíveis fósseis, ficaram no ar, ou seja, “tudo como dantes no quartel de Abrantes”.
Então, o uso de energias limpas em escala massiva e crescente permanece como um sonho, quase utópico. Perde, assim, a questão climática a oportunidade de dar um salto qualitativo e quantitativo.
Mas, quanto ao uso de energia limpa, a boa notícia encontra-se aqui em São José dos Campos.

A Prefeitura, no seu projeto inovador de mobilidade urbana, pretende prover gradativamente a frota de transporte público de ônibus elétricos. O projeto completo prevê 400 veículos movidos a eletricidade, abrangendo 30 linhas.
Trata-se de ônibus modernos, equipados com ar condicionado, piso baixo e acessível, espaço para cadeirantes, entradas USB para recarga de celulares, além de assentos confortáveis. O sistema ainda inclui tecnologia para monitorar horários e trajetos.
A implementação do sistema foi iniciada há 30 dias, com cinco ônibus entrando em circulação e prosseguirá até completar 400 veículos.
Em termos de sustentabilidade e qualidade de vida, esses ônibus são silenciosos e não poluem. Eles substituirão a frota atual, movida a combustível fóssil, um dos vilões responsáveis pelo aquecimento climático.
Resta saber em quanto essa inovação vai impactar no valor da passagem. Essa informação interessa aos usuários.
Por Gilberto Silos














Deixe um comentário