A saída temporária, conhecida como “saidinha”, chegou ao fim na última segunda-feira (17), e 156 detentos não retornaram aos presídios na região da RM Vale do Paraíba. Com o não cumprimento do prazo, esses presos agora são considerados fugitivos da Justiça.
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo, no total, 1.058 presos não regressaram às unidades prisionais em todo o estado após o benefício concedido a aproximadamente 30 mil detentos no dia 11 de março.
Região do Vale registra mais de 150 fugitivos
No Vale do Paraíba, região que abriga a Penitenciária II de Tremembé – conhecida por receber criminosos de alta periculosidade –, o número de presos que não retornaram da “saidinha” tem gerado preocupação entre as autoridades.
Em Tremembé, dos 2.807 presos do regime semiaberto que receberam o benefício, 115 não retornaram. Já em Potim, 34 dos 218 detentos também não voltaram.
No Litoral Norte, em Caraguatatuba, 86 detentos foram beneficiados, mas cinco não regressaram às unidades prisionais. Em São José dos Campos, a maior cidade da região, dois presos continuam foragidos.














Agora sairam para valer. Já deixou de ser “saidinha”.