Saúde

    Apendicite: saiba qual é o 1º sintoma e como identificá-lo antes que a dor evolua

    O apêndice é um pequeno órgão em forma de dedo, preso à parte inferior do cólon, na região do estômago.

    A inflamação dessa bolsa é uma das causas mais comuns de dor abdominal aguda, por isso, na maioria dos casos, é necessária cirurgia para removê-la.

    De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos, essa condição geralmente é causada por uma obstrução ou infecção, que afeta cerca de cinco a nove em cada 100 pessoas.

    A organização também destaca que os homens têm maior probabilidade de desenvolver apendicite em qualquer momento da vida, mas especialmente durante a adolescência ou antes dos 30 anos.

    Embora seja uma das doenças mais amplamente reconhecidas, existem alguns sintomas iniciais que podem passar despercebidos e, se não forem tratados prontamente, podem causar complicações para a saúde e o bem-estar humano.

    Como saber se você tem apendicite?

    Geralmente, dor persistente na parte inferior direita do abdômen pode indicar que esse pequeno órgão está inflamado. No entanto, às vezes esse não é o primeiro sinal de alerta.

    Existem algumas pessoas que podem começar a sentir desconfortos na parte superior do estômago, perto da zona onde se encontra o umbigo ou em outras partes da barriga, até que pouco a pouco os desconfortos descem até ao final do tronco.

    Outros pacientes, por outro lado, sentem-se pesados ​​ou com mais gases do que o normal, o que tende a durar mais e piorar com o tempo, levando à diminuição ou impedimento total da mobilidade.

    Embora os sinais mais comuns dessa condição sejam tosse, vômito, febre, dificuldade para eliminar gases, calafrios e dor, é importante observar que em metade dos casos esses sintomas nem sempre aparecem.

    Se o desconforto inicial evoluir para dor intensa, é melhor procurar atendimento médico, pois ignorar esses sintomas pode causar a ruptura do apêndice e a disseminação da infecção.

    Uma das complicações mais conhecidas que ocorrem devido ao diagnóstico tardio da apendicite é a peritonite, uma irritação da membrana que reveste a parte interna do abdômen para proteger os outros órgãos.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Saúde

    SJC: Profissionais da saúde recebem vacina contra dengue

    A Prefeitura de São José dos Campos inicia, nesta terça-feira (10), a...

    Saúde

    Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

    Principais vítimas foram homens com mais de 65 anos Ao menos 29...

    Saúde

    Casos de câncer de pele passam de 72 mil no Brasil

    Doença cresce em todo o país e falta de acesso a dermatologistas...

    Saúde

    AVC e infarto: estudo aponta que 99% dos casos estão ligados a estes 4 fatores de risco

    O estudo realizado identificou quais são os principais vilões da saúde cardiovascular...