Em sua primeira aparição em uma pesquisa de intenção de voto para o governo de São Paulo, o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado (PL), surpreendeu ao registrar 5,4% das intenções, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas realizado entre 1º e 4 de maio de 2025. Em um cenário ainda em formação, o desempenho coloca o parlamentar à frente de nomes mais conhecidos do eleitorado e revela um potencial de voto equivalente a mais de 1,5 milhão de eleitores em todo o estado.
A performance ganha ainda mais relevância ao se considerar uma série de fatores. André do Prado não possui recall consolidado junto à população, diferentemente de adversários como Guilherme Boulos (PSOL), que lidera com 21,8%, e Alexandre Padilha (PT), com 10,6%. Além disso, atua no Legislativo, tradicionalmente uma arena de menor visibilidade pública do que cargos no Executivo, e vem de uma base política regional, o que costuma dificultar a projeção em disputas majoritárias estaduais. Apesar desses obstáculos, o presidente da Alesp aparece à frente de nomes como Filipe Sabará (Novo), com 2,5%, e se aproxima de Paulo Serra (PSDB), que marcou 7%.
O dado indica que o cargo de presidente da Assembleia Legislativa tem funcionado como importante vitrine, ampliando sua exposição e projetando sua imagem para além do Alto Tietê, região de sua origem política.
O levantamento ainda sugere que André do Prado tem amplo espaço para crescimento, sobretudo se vier a consolidar alianças partidárias estratégicas, ganhar mais espaço na mídia, participar de debates eleitorais relevantes e, principalmente, conquistar o apoio de lideranças políticas de maior projeção estadual. Em um ambiente eleitoral ainda em aberto se Tarcísio não for candidato a governador, o nome de André do Prado surge como uma alternativa viável e competitiva dentro do campo conservador, com potencial para se firmar como protagonista na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes.














Deixe um comentário