O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aplicou uma multa de R$ 20 mil a Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do governo Jair Bolsonaro, por conta de um vídeo publicado nas redes sociais do advogado Sebastião Coelho, que o representa judicialmente.
Na gravação, feita em frente ao Fórum de Ponta Grossa (PR), Martins e seu advogado criticam as medidas cautelares determinadas por Moraes, como a obrigação de comparecimento semanal ao fórum. Coelho classificou as restrições como “absurdas” e afirmou que a prisão do ex-assessor teria sido decretada “por um fato inexistente”.
O ministro também estipulou um prazo de 24 horas para que Martins esclareça o conteúdo da publicação. O vídeo foi interpretado como desrespeito às decisões judiciais.
Sebastião Coelho, desembargador aposentado, já esteve envolvido em outra polêmica no STF no fim de março, quando tentou acompanhar a sessão que tornou Bolsonaro e aliados réus no caso que investiga uma tentativa de golpe de Estado. Impedido de entrar no plenário, ele protestou, gritou no corredor do Supremo e chegou a interromper a leitura do relatório de Moraes. Acabou sendo detido por desacato, mas liberado após a confecção de um boletim de ocorrência.














Deixe um comentário