O Litoral Norte de São Paulo, especialmente Caraguatatuba e São Sebastião, está em alerta devido à previsão de chuvas intensas e contínuas até segunda-feira (3 de fevereiro). Os meteorologistas estimam que as duas cidades podem acumular entre 200 e 300 milímetros de precipitação, o que aumenta o risco de desastres naturais, como deslizamentos de terra e alagamentos, principalmente em áreas urbanas e nas proximidades de rios.
De acordo com João dos Reis, especialista em monitoramento ambiental da Geopixel, as condições climáticas instáveis são provocadas pela formação de um canal de umidade na região. Esse fenômeno deve manter o tempo chuvoso e aumentar as chances de chuvas fortes, com destaque para a tarde, além de possíveis rajadas de vento e descargas elétricas.
Entre quinta-feira (30) e segunda-feira (4), o cenário mais crítico é esperado, e os especialistas alertam para a saturação do solo, o que pode causar graves consequências, como a interrupção do tráfego e danos à infraestrutura local.
A Geopixel, responsável pelo monitoramento em tempo real das condições climáticas, mantém um alerta constante às autoridades por meio de sua plataforma de dados. Com base em informações de satélites, radares e pluviômetros, o sistema emite avisos automáticos, permitindo uma resposta ágil das prefeituras e da Defesa Civil. Segundo Manoel Ortiz, vice-presidente da empresa, a tecnologia também possibilita a personalização dos alertas para que as autoridades locais saibam imediatamente quais áreas e populações precisam de apoio urgente.
Além de monitorar as chuvas, a Geopixel também realiza a vigilância de outros fenômenos naturais, como queimadas e incêndios florestais, com o objetivo de reduzir danos ambientais e econômicos.













Deixe um comentário