+Notícias

    Mais de 1000 presos não retornam da saidinha de fim de ano em SP

    Detentos que não retornaram no prazo perdem o benefício e são considerados foragidos

    O Poder Judiciário autorizou a saída temporária de 30.382 detentos do regime semiaberto em todo o estado de São Paulo entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026. Desse total, 1.131 presos não retornaram às unidades prisionais dentro do prazo estabelecido, segundo balanço divulgado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

    De acordo com a pasta, os detentos que não retornam passam a ser considerados foragidos e perdem automaticamente o direito ao regime semiaberto. Caso sejam recapturados, retornam ao regime fechado, conforme prevê a Lei de Execução Penal.

    A SAP ressalta que a concessão do benefício é de responsabilidade do Poder Judiciário, com base na Lei de Execução Penal e nas datas regulamentadas no estado pela Portaria DEECRIM nº 02/2019, além de normas complementares.

    Balanço da saidinha aponta reincidência criminal durante o período

    Além dos casos de não retorno, o balanço da saída temporária de Natal e Ano Novo aponta ocorrências de novos crimes cometidos durante o período de liberação. Ao menos 50 presos foram detidos em flagrante após praticarem delitos enquanto estavam fora das unidades prisionais.

    Entre os crimes registrados estão roubo, furto, tráfico e porte de drogas, além de ocorrências de violência doméstica, ameaça, lesão corporal e uma tentativa de homicídio. Também foram contabilizados casos de dano qualificado, incêndio criminoso, fuga do local de acidente de trânsito e descumprimento de medidas protetivas de urgência.

    Ainda segundo o balanço, 1.076 detentos foram flagrados descumprindo as condições impostas pela Justiça para a concessão da saída temporária. Embora nem todos tenham sido autuados por novos crimes, os presos infringiram regras como a proibição de frequentar determinados locais, circulação noturna e saída da comarca sem autorização judicial.

    Entre as irregularidades identificadas pelas forças de segurança, estão flagrantes de presos em bares, festas, além de situações envolvendo uso de entorpecentes e porte de armas.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    +Notícias

    André Mendonça é sorteado como novo relator do caso Master

    Ministro assume as investigações após a saída de Dias Toffoli O ministro André...

    +NotíciasAcontece

    Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

    Criminoso também pagava às famílias por fotos e vídeos das vítimas O...

    +Notícias

    Padre de MG nega eucaristia para quem apoia Nikolas Ferreira

    Durante a missa deste domingo (8), na Capela São Sebastião Pingo D’Água...

    +Notícias

    Casa Civil chama de ‘playboy’ quem ganha mais de R$ 5 mil

    Publicação nas redes sociais usou participantes do BBB e recebeu muitas críticas...