Vale & Região

    Qualidade da água nas praias do Litoral Norte de SP preocupa banhistas neste verão

    Litoral Norte, SP — À medida que começa a alta temporada no litoral paulista, o alerta para os banhistas também aumenta. Relatórios recentes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) mostram que diversas praias do Litoral Norte estão com a qualidade da água comprometida e classificadas como impróprias para banho, configurando um cenário que preocupa turistas e moradores locais.

    Segundo o Boletim de Balneabilidade divulgado na última atualização, seis praias do Litoral Norte permanecem com bandeira vermelha — indicação de que a água está contaminada por níveis elevados de bactérias fecais e, portanto, não recomendada para o contato de banhistas. Entre os trechos afetados estão pontos conhecidos em Ubatuba (Itaguá), São Sebastião (Boiçucanga e Sino) e Ilhabela (Itaguaçu, Feiticeira e Perequê).

    A classificação de balneabilidade considera a presença de coliformes fecais e outros indicadores microbiológicos ao longo de cinco semanas consecutivas de coleta de amostras. Quando os índices ultrapassam os limites estabelecidos pela legislação ambiental, a praia é sinalizada como imprópria, sobretudo para evitar riscos à saúde, como gastroenterites e outras infecções.

    Apesar de algumas praias ainda estarem em condições adequadas, a presença repetida de pontos impróprios tem sido observada nas últimas semanas no litoral como um todo, reforçando um padrão de queda na qualidade das águas no estado. Banhistas e veranistas são aconselhados a consultar os boletins semanais divulgados pela Cetesb antes de planejar mergulhos ou banhos de mar e a evitar entrar no mar até 24 horas após chuvas intensas, que podem agravar a contaminação.

    Autoridades ambientais e de saúde pública destacam a importância de ações mais eficazes de saneamento e controle de poluição para reverter a tendência de piora na balneabilidade, especialmente em uma época em que cidades litorâneas recebem grande fluxo de visitantes. Enquanto isso, a orientação é que a população fique atenta às atualizações e priorize a segurança ao escolher pontos de banho durante a temporada.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Vale & Região

    Mais de 3,1 mil presos deixam unidades do Vale do Paraíba na saidinha de fim de ano

    A tradicional e frequentemente criticada Saída Temporária de fim de ano irá...

    Vale & Região

    Pai morre afogado ao tentar salvar filho em praia de Ubatuba

    Um homem de 35 anos morreu após se afogar na tarde desta...

    Vale & Região

    Polícia prende três por tráfico de drogas no Perequê Mirim, em Caraguatatuba

    Três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas na madrugada...

    Vale & Região

    Quadrilha é presa com grande quantidade de drogas na Rodovia dos Tamoios

    Uma ação da Polícia Rodoviária terminou com a prisão de quatro pessoas...