Os proprietários de veículos em São Paulo devem se preparar para um aumento médio de 2,51% no IPVA de 2026. A elevação do imposto tem sido um dos assuntos mais buscados por motoristas que já se organizam para o início do próximo ano fiscal.
Esse reajuste está diretamente ligado à valorização de veículos usados e seminovos, fator que serve como base para o cálculo do imposto, conhecido como valor venal.
Consulta, valores e possibilidades de pagamento
Para evitar surpresas, os contribuintes já podem se informar sobre os valores estimados e as formas disponíveis para quitar o imposto.
É importante ficar atento aos seguintes pontos:
Consulta do valor venal: permite ao proprietário saber qual será a base utilizada no cálculo do IPVA.
Descontos: normalmente, o governo concede abatimentos para quem escolhe pagar o imposto em parcela única.
Parcelamento: também há a opção de dividir o valor em parcelas, conforme um calendário definido pelo final da placa do veículo.
As datas oficiais, regras de pagamento e tabelas de valores são divulgadas todos os anos e devem ser acompanhadas no Diário Oficial, além dos canais oficiais do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Fazenda.
Quem está isento do IPVA?
A legislação paulista mantém a isenção do IPVA para veículos antigos, a partir de um determinado ano de fabricação, conforme as regras atualmente em vigor.














Mariobet on Twitter? Probably just ads and promotional stuff. Good to see if they have any freebies, but don’t take everything you read on Twitter as gospel. Follow for tips, but bet smart! mariobettwitter