SJC

    Obra da UBS Cajuru entra na etapa de instalações prediais

    Foto: PMSJC

    A nova UBS (Unidade Básica de Saúde) Resolve Cajuru, que está sendo erguida pela Prefeitura de São José dos Campos, já está com a conformação estrutural finalizada, após a conclusão das fases de infraestrutura, superestrutura e vedação.

    Foram realizados os serviços de terraplanagem, instalação de estacas, blocos de fundação, pilares, vigas e lajes, além da alvenaria em blocos de concreto.

    Com essas etapas finalizadas, a obra avança para os serviços internos e externos, que exigem maior detalhamento técnico. As equipes trabalham em diversas frentes simultaneamente, acelerando o cronograma da construção.

    Entre os serviços em execução, estão os seguintes: muros de arrimo, revestimento das paredes (chapisco e reboco), divisa do terreno com mureta e gradil de proteção, fundação do reservatório de água e infraestrutura dos sistemas de instalações prediais – água fria, esgoto, elétrica, rede de dados e ar-condicionado.

    Estrutura completa

    A unidade básica de saúde contará com uma estrutura moderna, equipada e confortável para atender cada vez melhor a população da região.

    Serão 6 consultórios médicos multidisciplinares, 2 odontológicos e 1 ginecológico, farmácia, recepção ampla, salas de vacina, coleta de exames, ultrassom ginecológico, raio X odontológico, curativos, hipotermia e multiuso.

    Com 825,50 m² de área construída, o novo prédio está sendo implantado na Rua Nova Pádua, esquina com a Rua Passo Fundo, no bairro Villa Monterey.

    A ampliação responde ao crescimento populacional da região, impulsionada por novos empreendimentos habitacionais e pelo aumento da demanda por serviços de saúde.

    Atualmente, os atendimentos são realizados em uma Unidade Avançada vinculada à UBS Campos de São José, que já ultrapassa 8.700 pacientes.

    Investimentos na saúde

    Compromisso do plano de governo da gestão atual (2025-2028), a transformação da unidade em uma UBS Resolve irá ampliar os serviços oferecidos com maior efetividade, reduzindo a necessidade de deslocamento para outros bairros da cidade.

    O investimento total é de R$ 4.538.377,11, recursos provenientes do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do Tesouro Municipal. O projeto atende as diretrizes técnicas da RDC nº 50/2002, da Anvisa, e da NBR 9050/2020, voltada à acessibilidade.

    A cidade possui dois outros projetos em andamento que contam com verbas provenientes do PAC, o Centro Especializado em Reabilitação e a nova maternidade, além de recursos já assegurados destinados a futuros projetos, incluindo a construção de uma nova unidade e aquisição equipamentos de telemedicina para as unidades, o que contribui para a redução de filas e mais agilidade nas consultas.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    SJC

    São José abre inscrições para evento de direitos humanos

    A Prefeitura de São José dos Campos abriu inscrições para o evento...

    SJC

    Coro Sinfônico apresenta ‘Natal em Cantos’ no Teatro Municipal

    O Teatro Municipal recebe, no próximo domingo (14), às 18h, o espetáculo...

    SJC

    GCM prende suspeitos de roubo de carro na região sudeste

    As equipes da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), força especial da GCM (Guarda...

    SJC

    Prefeitura abre edital para pátio de ônibus elétricos

    A Prefeitura de São José dos Campos publicou, nesta sexta-feira (5), o...