A nova UBS (Unidade Básica de Saúde) Resolve Cajuru, que está sendo erguida pela Prefeitura de São José dos Campos, já está com a conformação estrutural finalizada, após a conclusão das fases de infraestrutura, superestrutura e vedação.
Foram realizados os serviços de terraplanagem, instalação de estacas, blocos de fundação, pilares, vigas e lajes, além da alvenaria em blocos de concreto.
Com essas etapas finalizadas, a obra avança para os serviços internos e externos, que exigem maior detalhamento técnico. As equipes trabalham em diversas frentes simultaneamente, acelerando o cronograma da construção.
Entre os serviços em execução, estão os seguintes: muros de arrimo, revestimento das paredes (chapisco e reboco), divisa do terreno com mureta e gradil de proteção, fundação do reservatório de água e infraestrutura dos sistemas de instalações prediais – água fria, esgoto, elétrica, rede de dados e ar-condicionado.
Estrutura completa
A unidade básica de saúde contará com uma estrutura moderna, equipada e confortável para atender cada vez melhor a população da região.
Serão 6 consultórios médicos multidisciplinares, 2 odontológicos e 1 ginecológico, farmácia, recepção ampla, salas de vacina, coleta de exames, ultrassom ginecológico, raio X odontológico, curativos, hipotermia e multiuso.
Com 825,50 m² de área construída, o novo prédio está sendo implantado na Rua Nova Pádua, esquina com a Rua Passo Fundo, no bairro Villa Monterey.
A ampliação responde ao crescimento populacional da região, impulsionada por novos empreendimentos habitacionais e pelo aumento da demanda por serviços de saúde.
Atualmente, os atendimentos são realizados em uma Unidade Avançada vinculada à UBS Campos de São José, que já ultrapassa 8.700 pacientes.
Investimentos na saúde
Compromisso do plano de governo da gestão atual (2025-2028), a transformação da unidade em uma UBS Resolve irá ampliar os serviços oferecidos com maior efetividade, reduzindo a necessidade de deslocamento para outros bairros da cidade.
O investimento total é de R$ 4.538.377,11, recursos provenientes do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do Tesouro Municipal. O projeto atende as diretrizes técnicas da RDC nº 50/2002, da Anvisa, e da NBR 9050/2020, voltada à acessibilidade.
A cidade possui dois outros projetos em andamento que contam com verbas provenientes do PAC, o Centro Especializado em Reabilitação e a nova maternidade, além de recursos já assegurados destinados a futuros projetos, incluindo a construção de uma nova unidade e aquisição equipamentos de telemedicina para as unidades, o que contribui para a redução de filas e mais agilidade nas consultas.














Deixe um comentário