Esportes

    F-1: McLaren erra, Verstappen vence no Catar e luta por título em Abu Dabi; Bortoleto é 13º

    AUSTIN, TEXAS - OCTOBER 23: Pole position qualifier Max Verstappen of Netherlands and Red Bull Racing celebrates in parc ferme during qualifying ahead of the F1 Grand Prix of USA at Circuit of The Americas on October 23, 2021 in Austin, Texas. Chris Graythen/Getty Images/AFP (Photo by Chris Graythen / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

    A temporada 2025 da F-1 será decidida na 24ª e última etapa com três pilotos disputando o título. Max Verstappen, da Red Bull, aproveitou uma estratégia equivocada da McLaren e venceu o GP do Catar neste domingo. Atrás dele chegaram Oscar Piastri e Carlos Sainz, da Williams. Lando Norris terminou em quarto. A McLaren desperdiçou uma ótima oportunidade de tirar o tetracampeão e deixar a luta pelo título apenas entre Piastri e Norris. Gabriel Bortoleto foi o 13º após largar na 19ª posição.

    Com 25 pontos em disputa no GP de Abu Dabi, no domingo, Norris lidera o Mundial com 408 pontos, seguido por Verstappen com 396 e Piastri com 392. Os pilotos da McLaren monopolizaram a primeira fila do grid de largada, em um circuito em que as ultrapassagens são difíceis, mas viram a possibilidade de uma possível dobradinha ruir no começo da corrida.

    Verstappen, em sua 70ª vitória, largou bem e fez a primeira curva à frente de Norris. O desempenho foi fundamental em uma pista em que as ultrapassagens são bens difíceis. O tetracampeão já havia dito que apostaria em um forte início de prova. Na corrida sprint, ele ganhou duas posições na primeira volta e terminou na quarta posição após largar em sexto.

    Na sétima volta, Nico Hülkenberg e Pierre Gasly se chocaram e provocaram a entrada do safety car. Hulkenberg abandonou, e Gasly conseguiu permanecer na disputa. A maioria dos pilotos aproveitou para fazer a primeira das duas paradas nos boxes, mas a dupla da McLaren adotou outra estratégia e permaneceu na pista. Cada um dos três jogos de pneus fornecidos pela Pirelli precisa ser trocado, no máximo, após 25 voltas.

    Após o fim da bandeira amarela, a McLaren foi abrindo vantagem sobre Verstappen que voltou dos boxes na terceira posição. Na 24ª volta, Piastri foi aos boxes e voltou na quinta posição, atrás de Norris, Verstappen, Carlos Sainz, da Williams, e Kimi Antonelli, da Mercedes. Norris fez sua parada na volta seguinte e retornou atrás de Piastri.

    Com todos os pilotos com uma parada, Piastri tinha quase 19 segundos de desvantagem para Verstappen, que assumiu a liderança da prova. Norris vinha pouco mais de quatro segundos atrás de seu companheiro de McLaren. Na 30ª volta, Verstappen ultrapassou Antonelli com facilidade e assumiu a terceira posição.

    Os boxes ficaram movimentados na 32ª volta, quando a maioria do grid fez sua segunda parada. Verstappen voltou na terceira posição, menos de quatro segundos atrás de Norris. Bortoleto adotou uma tática ousada e foi o único a voltar, na 15ª posição, com pneus macios. A maioria optou pelos duros.

    Na 43ª das 57 voltas da corrida, Piastri fez sua segunda parada e voltou na terceira posição, atrás de Norris e Verstappen. O líder do Mundial parou no giro seguinte, mas caiu para quinta colocação, atrás também de Sainz e Antonelli.

    O líder do Mundial, que tinha possibilidade de sair do Catar com o título, conseguiu se aproximar de Antonelli e fez a ultrapassagem na última volta. Se chegar na terceira colocação na próxima corrida, ele conquista seu primeiro título da F-1.

    A 24ª e decisiva etapa da temporada acontece a partir de sexta-feira no circuito de Yas Marina. O GP de Abu Dabi acontece no domingo, às 10h (de Brasília).

     

    Confira o resultado do GP do Catar:

     

    1º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), 57 voltas

    2º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 7s995

    3º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), a 22s665

    4º – Lando Norris (ING/McLaren), a 23s315

    5º – Andrea Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 28s317

    6º – George Russell (ING/Mercedes), a 48s599

    7º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 54s045

    8º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 56s785

    9º – Liam Lawson (NZL/RB), a 60s073

    10º – Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 61s770

    11º – Alexander Albon (TAI/Williams), a 66s931

    12º – Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 77.730

    13º – Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 84s812

    14º – Franco Colapinto (ARG/Alpine), uma volta

    15º – Esteban Ocon (FRA/Haas), uma volta

    16º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), uma volta

    Não completaram: Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), Oliver Bearman (ING/Haas), Isack Hadjar (FRA/RB) e Lance Stroll (CAN/Aston Martin)

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Esportes

    IFP é campeão da Série B e chega à elite de Goalball

    A equipe masculina do Instituto Fortalecendo Pessoas (IFP), entidade que recebe incentivo...

    Esportes

    Instituto Athlon é campeão da Copa Brasil de Paraciclismo

    Com incentivo da Prefeitura de São José dos Campos, o Instituto Athlon...

    Esportes

    São José realiza evento anual de Ginástica Rítmica

    A Prefeitura de São José dos Campos realiza, neste sábado (6), no...

    Esportes

    São José dos Campos faz dobradinha na Copa Estadual de Basquete

    Município brilhou em Tanabi e levou a melhor nas duas categorias São...