A cidade de Paraibuna recebeu, com grande participação da comunidade, o evento Imersão do Transtorno do Espectro Autista, que promoveu acolhimento, fortalecimento e disseminação de conhecimento para famílias atípicas, profissionais da saúde, da educação e toda a sociedade civil.
Com o apoio da Câmara Municipal, através do presidente Vereador Cícero, da Fundação Cultural , na pessoa do Diretor Marcio Oliveira , que presenteou o evento com uma apresentação musical em parceria com a flautista Carla Cristina Külh e das cooperativas SICOOB e CEDRAP, a iniciativa trouxe palestras de especialistas que abordaram diferentes perspectivas sobre o autismo.


Entre os palestrantes convidados estiveram Dra. Carla Kuhn, Dra. Renata Beltrán, Dra. Ana Luisa, Dra. Amanda Chaves, Dra. Ana Clara ,Dr. Rodrigo Tavares e Dra Luana Carvalho , que compartilharam informações relevantes e práticas. Além da participação especial da mãe atípica Silvia Nascimento

A realização ficou a cargo da idealizadora do projeto Dra. Poliana Vieira, neurocientista e especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), idealizadora do projeto TEA Amparo, que destacou a importância de unir esforços entre poder público, sociedade e profissionais para uma comunidade mais consciente e inclusiva.



O Sicoob Cressem – Cooperativa dos Servidores Municipais que tem uma agência ao lado da Cedrap e um Posto de Atendimento no Calçadão de Paraibuna, e é um dos parceiros do projeto, presenteou as participantes com uma lembrança da entidade.

Uma imersão do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um evento ou treinamento que visa aprofundar o conhecimento e a compreensão sobre o autismo, oferecendo formação teórica e prática a profissionais, famílias e estudantes. Esses eventos buscam capacitar os participantes a apoiar pessoas no espectro, promover a inclusão social e combater o preconceito, explorando temas como diagnóstico, desenvolvimento, comunicação, comportamento e estratégias de apoio em contextos sociais e educacionais.
Exemplos de Temas Abordados: Dificuldades na interação social e comunicação, Comportamentos repetitivos e restritos, Estratégias de desenvolvimento individual, Importância da intervenção precoce e do acompanhamento, Tecnologias e recursos de apoio ao TEA.













Deixe um comentário