Acontece

    O brasileiro que eleito, recusou ser Papa

    Dom Aloísio Lorscheider: o brasileiro que recusou ser Papa

    Poucos brasileiros sabem, mas um gaúcho nascido em Estrela (RS) chegou a ser eleito Papa — e recusou. Trata-se de Dom Aloísio Lorscheider, figura central da Igreja Católica no Brasil durante o século XX, conhecido por sua atuação firme em defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar e por sua liderança na renovação da Igreja no pós-Concílio Vaticano II.

    Ordenado padre em 1948, Dom Aloísio rapidamente se destacou pela inteligência teológica e sensibilidade pastoral. Tornou-se bispo em 1962 e, anos depois, arcebispo de Fortaleza (CE), onde se aproximou dos movimentos sociais e da Teologia da Libertação. Foi também presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ganhou respeito internacional pela sua postura progressista e corajosa.

    O episódio mais surpreendente de sua trajetória aconteceu em 1978, durante o conclave que sucedeu a morte precoce do Papa João Paulo I. Segundo relatos de bastidores, Dom Aloísio chegou a receber os dois terços dos votos necessários para ser eleito Papa. No entanto, recusou o cargo. O motivo? Problemas graves de saúde. O cardeal havia passado por uma cirurgia cardíaca delicada, com várias pontes de safena, e temia não conseguir suportar a exigente rotina do pontificado — especialmente após o falecimento repentino de seu antecessor.

    Após a recusa, Dom Aloísio teria apoiado a eleição de Karol Wojtyła, o cardeal polonês que viria a se tornar João Paulo II — um dos papas mais influentes da história recente.

    Dom Aloísio seguiu atuando na Igreja até seus últimos dias. Faleceu em 2007, aos 83 anos, deixando um legado de fé, justiça e humildade. Sua vida é um exemplo raro de alguém que, mesmo diante do cargo mais alto da Igreja, preferiu recusar por honestidade consigo mesmo e com os fiéis.

    No dia 23 de dezembro de 2007, dom Aloísio morreu, na Santa Casa de Porto Alegre, aos 83 anos. Ele estava internado desde 28 de novembro por causa de insuficiência cardíaca.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Acontece

    Trump: “Ataques terrestres a narcoterroristas serão em breve”

    O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (3), que os Estados...

    Acontece

    Lulinha recebia mesada do Careca do INSS, afirma depoente à PF

    Segundo relato, filho do presidente ganhava R$ 300 mil mensais A Comissão...

    Acontece

    O Brasil que Dom Pedro 2º imaginou — e o que fizemos dele

    Historiadores apontam várias ‘heranças’ do império de D. Pedro 2º no Brasil...

    Acontece

    Antonio Miguel Vieira Monteiro assume o comando do INPE

    O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, anunciou nesta semana a nomeação...