Saúde

    Chupeta para adultos ganha popularidade para aliviar ansiedade

    Fenômeno curioso nas redes sociais revela novo hábito entre jovens e adultos chineses: o uso de chupetas como ferramenta de conforto psicológico

    Em uma sociedade marcada por jornadas exaustivas, competitividade e hiperconectividade, um hábito inusitado está ganhando força na China: adultos usando chupetas para aliviar estresse, ansiedade e até como auxílio para parar de fumar. A prática, que tem se espalhado pelas redes sociais e e-commerces, especialmente no TikTok e na plataforma chinesa Taobao, divide opiniões entre internautas de todo o mundo.

    As chamadas “chupetas adultas”, feitas de silicone ou borracha, estão sendo vendidas por valores que variam de R$ 8 a R$ 350, dependendo do modelo. Muitos consumidores relatam uma experiência positiva, afirmando que o objeto traz uma sensação de segurança emocional, lembrando o conforto da infância, melhora o sono e ameniza a abstinência da nicotina.

    Outro consumidor chinês, entrevistado pelo jornal South China Morning Post, disse que usa a chupeta durante o trabalho: “Quando estou sob pressão, sinto uma sensação de segurança que vem da infância”. Relatos semelhantes surgem também nos Estados Unidos, onde o hábito começa a ganhar espaço.

    Apesar do tom aparentemente inofensivo, o uso da chupeta por adultos tem dividido opiniões entre especialistas. Dentistas alertam que o uso prolongado pode afetar a arcada dentária e comprometer a saúde bucal.

    “Chupar a chupeta por mais de três horas por dia pode movimentar os dentes e causar problemas sérios. Além disso, há risco de inalação de partes do acessório durante o sono”, alertou Tang Caomin, dentista da cidade de Chengdu.

    Já psicólogos chamam atenção para os riscos emocionais do novo hábito. Para Zhang Mo, psicólogo também de Chengdu, a chupeta pode funcionar como uma forma de evitação.

    Um símbolo do cansaço moderno?

    A reportagem chinesa alerta para a ascensão das chupetas adultas como reflexo de um mundo em crise emocional. Com o aumento de casos de ansiedade e burnout, especialmente entre jovens, cresce também a busca por formas alternativas, e muitas vezes simbólicas, de conforto. Chás, técnicas de respiração, terapias e agora, aparentemente, chupetas, surgem como recursos para lidar com uma realidade emocionalmente desgastante.

    No entanto, a estética da infância incorporada ao cotidiano adulto gera estranheza e críticas. Um usuário do TikTok ironizou: “RIP Sigmund Freud, você teria adorado o que quer que seja isso”. Outro comentou: “Se você quer algo na boca, masque chiclete. Se quiser chupar algo, vá de pirulito”.

    Apesar das controvérsias, os vídeos de adultos com chupetas seguem viralizando. Em muitos casos, a prática é normalizada, e usuários afirmam que, ao contrário do que se pensa, não há nenhum impacto negativo – desde que usada com moderação.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Saúde

    SJC: Profissionais da saúde recebem vacina contra dengue

    A Prefeitura de São José dos Campos inicia, nesta terça-feira (10), a...

    Saúde

    Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

    Principais vítimas foram homens com mais de 65 anos Ao menos 29...

    Saúde

    Casos de câncer de pele passam de 72 mil no Brasil

    Doença cresce em todo o país e falta de acesso a dermatologistas...

    Saúde

    AVC e infarto: estudo aponta que 99% dos casos estão ligados a estes 4 fatores de risco

    O estudo realizado identificou quais são os principais vilões da saúde cardiovascular...