Cargueiro Morning Midas foi evacuado em chamas próximo à costa do Alasca com carros elétricos e híbridos provenientes da China
Um cargueiro transportando 3 mil veículos, incluindo 800 elétricos, foi abandonado no Oceano Pacífico após pegar fogo. O incidente ocorreu na terça-feira (3), quando fumaça foi detectada em um dos conveses do navio Morning Midas, que seguia em direção ao México. A Guarda Costeira dos Estados Unidos resgatou todos os 22 tripulantes da embarcação.
Segundo informações da Bloomberg, a Zodiac Maritime, empresa responsável pela gestão do navio, confirmou que as tentativas da tripulação para controlar as chamas não tiveram sucesso. “Equipes de resgate estão sendo mobilizadas para apoiar as operações de salvamento e combate ao incêndio”, informou a companhia em comunicado.
Os tripulantes resgatados foram transferidos para um navio mercante que navegava nas proximidades. Um porta-voz da Zodiac Maritime não quis comentar sobre quem é o proprietário dos veículos transportados.
Especialistas explicam que incêndios em veículos elétricos podem exigir até 30 mil litros de água para resfriar as baterias. O ambiente confinado e revestido de aço dos navios cargueiros torna o combate a incêndios particularmente difícil, especialmente quando envolvem EVs, que podem gerar o fenômeno conhecido como “fuga térmica”.
Este não é o primeiro incidente do tipo. Em 2022, um navio transportando aproximadamente 4 mil veículos incendiou-se no Atlântico e acabou afundando. No ano seguinte, outra embarcação com quase 3 mil automóveis pegou fogo próximo à costa da Holanda.














Deixe um comentário