Transformar a escola pública em espaço de criação e pertencimento, onde a arte urbana nasce de dentro para fora. Essa é a ideia das artistas visuais e muralistas Pati Prado e Isabella Siqueira, que desenvolvem o projeto Moradas na Paisagem em duas escolas estaduais da periferia de São José dos Campos: EE “Professora Édera Irene Pereira de Oliveira Cardoso”, no bairro São Judas Tadeu e a EE “Xenofonte Strabão de Castro”, no Jardim Santa Inês I.
Com oficinas que estão ocorrendo desde março e terminam nesta sexta-feira (30) com a pintura do muro da EE Professora Édera Cardoso, no bairro São Judas Tadeu, o projeto estimulou a percepção dos estudantes sobre os diversos aspectos das suas realidades.
Durante a entrega desse mural, ocorrerá uma visita guiada com as artistas, além de um bate-papo com os alunos. A ideia é quem durante essa apresentação, o diálogo fortaleça os laços entre as escolas e a comunidade por meio da arte e da cultura.
Arte urbana e pertencimento
Uma das etapas mais importantes do projeto Moradas na Paisagem foi a oficina de colagem. Durante a atividade, as artistas visuais mostraram fotografias impressas colhidas no bairro. Assim, os alunos identificaram e registraram o que faz parte do dia-dia deles. Isabella Siqueira conta que A ideia era justamente despertar esse olhar mais atento para o lugar onde vivem. “Com a correria do dia a dia e as dificuldades que muitas vezes enfrentam, esse olhar atento vai se desligando”, diz.
Em um outro momento da oficina, os alunos criaram um mapa, onde o ponto central era a escola. Dessa forma, eles precisavam recriar elementos encontrados em cada um dos bairros, que formavam o caminho até a escola por meio de recorte e colagem.
De acordo com a artista visual e uma das responsáveis pelo projeto, Pati Prado, o Moradas na Paisagem faz da participação dos alunos o ponto de partida para novas paisagens visuais e sociais. “Ao trabalhar com os alunos desde cedo em temas como identidade e pertencimento, queremos criar um ambiente propício para o desenvolvimento da consciência cidadã e o reconhecimento do valor de suas próprias histórias”, comenta Pati Prado.
O projeto Moradas na Paisagem teve como inspiração lugares como o Museu A Céu Aberto, na cidade de São Paulo e o CURA em Belo Horizonte (MG), pois têm demonstrado como a arte pública pode transformar não apenas o espaço urbano, mas também as relações comunitárias, fortalecendo laços e construindo identidades coletivas.
Para a artista visual Isabella Siqueira, espaços públicos, como de uma escola, são os lugares ideais para essa expressividade cultural, pois é onde as pessoas vivem seu cotidiano. “Os alunos vão todos os dias à escola, por isso, precisa ser um lugar em que eles se expressem artisticamente”, diz Isabella.
Acessibilidade como ferramenta de pertencimento e participação
O projeto Moradas na Paisagem contou com ações de acessibilidade para que os alunos com deficiência pudessem participar das atividades com qualidade. A partir do perfil dos alunos de cada escola e com a consultoria especializada em acessibilidade da empresa LD Conteúdos, o projeto desenvolveu oficinas que levou em consideração atividade que diminuíssem as barreiras de participação e interação entre os alunos com e sem deficiência.
Para o consultor de acessibilidade e jornalista, Luis Daniel, que faz parte do projeto, a acessibilidade tem papel fundamental na construção de trabalhos que tem foco na participação e no pertencimento social. “Sem os recursos de acessibilidade adequados, esses objetivos não são alcançados. Assim, o projeto Moradas na Paisagem cumpre seu papel social de forma plena”.
Serviço
O quê?
Pintura do Mural do projeto Moradas na Paisagem
Quando?
De 26 a 30 de maio
Onde?
Escola Estadual “Professora Édera Irene Pereira de Oliveira Cardoso”,
Endereço: Rua São Januário, 81 – Jardim São Judas Tadeu – São Jose dos Campos
O projeto Moradas na Paisagem é contemplado pelo EDITAL PNAB Nº 001/FCCR/2024
“O conteúdo desta obra é de responsabilidade exclusiva do autor e não representa a opinião dos membros da FCCR.”
Assessoria de Imprensa – LD Conteúdos
Contato: Luis Daniel – Jornalista
📧 E-mail: luisdaniel@ldconteudos.com.br
📱 WhatsApp: (12) 99135-1112
🌐 Instagram: @ldconteudos














Deixe um comentário