Na manhã deste domingo (18), um balão de grandes dimensões caiu dentro do Condomínio Vale dos Príncipes, localizado no bairro Independência, em Taubaté, e causou um princípio de incêndio. A ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros e reacendeu o alerta sobre os perigos da soltura ilegal de balões na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
De acordo com os bombeiros, o artefato caiu na Avenida Independência, nº 2373 – Rua 02, Casa 35, atingindo parte da rede elétrica e o telhado de uma residência. O impacto gerou um início de fogo, rapidamente controlado pelas equipes de emergência, evitando maiores prejuízos ou feridos.
A estrutura do balão foi retirada com segurança do telhado, enquanto os bombeiros aguardavam a chegada da concessionária EDP para auxiliar na remoção dos materiais que permaneceram enroscados nos cabos de energia.
A Defesa Civil Estadual informou que, além do caso em Taubaté, outros três balões foram vistos na manhã de domingo sobrevoando as cidades de Caçapava, Paraibuna e São Luiz do Paraitinga. Os primeiros avistamentos ocorreram por volta das 9h e, desde então, as autoridades passaram a acompanhar a movimentação desses balões na região.
Os destroços do balão recolhido em Taubaté foram levados ao 1º Distrito Policial, onde o caso foi registrado para investigação. Até o início da tarde, os demais balões ainda estavam em deslocamento aéreo.
Apesar do susto, ninguém se feriu. O episódio reforça os riscos da prática criminosa de soltar balões, que pode provocar incêndios, danificar redes elétricas e colocar vidas em perigo.
Crime ambiental
A fabricação, comercialização, transporte ou soltura de balões que possam causar incêndios constitui crime ambiental, conforme o artigo 42 da Lei nº 9.605/98. A pena pode chegar a três anos de reclusão, além da aplicação de multa.
As autoridades orientam que qualquer suspeita ou flagrante de soltura de balões seja imediatamente denunciada à Polícia Militar ou ao Corpo de Bombeiros. A conscientização da população e o combate a essa prática ilegal são essenciais para preservar o meio ambiente e garantir a segurança de todos.













Deixe um comentário