+Notícias

    Papa Leão XIV tinha viagem marcada para Aparecida

    O recém-eleito papa Leão XIV, anteriormente cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, já tinha passagens compradas para o Brasil, onde seria o pregador do retiro da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, que aconteceria entre 30 de abril e 9 de maio em Aparecida (SP), foi suspenso devido à morte do papa Francisco em 21 de abril.

    Segundo dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, Prevost foi convidado em fevereiro e aceitou de imediato. “Quero destacar que o então cardeal Prevost já estava com tudo pronto para vir ao Brasil, pois seria o responsável pela pregação do retiro na nossa Assembleia-Geral. Ele aceitou o convite prontamente”, afirmou.

    Hoepers também ressaltou o apreço de Leão XIV pelo país. “Ele tem um carinho e um amor muito grandes pelo Brasil”, disse.

    Prevost já esteve em território brasileiro duas vezes, durante sua função como padre-geral da Ordem de Santo Agostinho, visitando Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG) nos anos de 2012 e 2013.

    Quem é Leão XIV?

    Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Robert Francis Prevost entrou para o noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977 e fez seus votos perpétuos em 1981. Graduado em Matemática pela Universidade Villanova, também possui mestrado em Teologia pelo Catholic Theological Union (Chicago) e doutorado em Direito Canônico pelo Colégio Pontifício de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

    Considerado socialmente mais progressista que muitos de seus compatriotas no Colégio Cardinalício — geralmente mais conservadores —, Prevost é visto como alinhado à linha pastoral de Francisco, mas sem intenções de promover mudanças na doutrina da Igreja.

    Sua trajetória missionária teve destaque no Peru, onde viveu por cerca de 20 anos e adquiriu cidadania peruana. Após chefiar a ordem agostiniana nos EUA a partir de 1998, voltou ao Peru em 2014 ao ser nomeado bispo de Chiclayo por Francisco. Ocupou o cargo até 2023, atuando também como vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana.

    Em sua primeira aparição pública como papa, na sacada da Basílica de São Pedro, Leão XIV falou em espanhol, agradeceu ao papa Francisco e destacou seu vínculo com a Ordem de Santo Agostinho. “Sou filho de Santo Agostinho, agostiniano, que dizia: ‘Com vocês sou cristão, para vocês, bispo’.”

    Fundada no século XIII, a Ordem de Santo Agostinho é uma das mais influentes da Igreja, com forte ênfase na caridade e na proximidade com os pobres.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    +Notícias

    Greve dos caminhoneiros não vinga e rodovias seguem livres em todo país

    Apesar de convocação nacional para paralisação nesta quinta-feira, a adesão da categoria...

    +Notícias

    Alexandre de Moraes manda PF vistoriar marmitas enviadas a Bolsonaro

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta...

    +Notícias

    Líder dos caminhoneiros anuncia paralisação nacional no dia 4 (quinta-feira) – Vídeo

    Francisco Dalmora Burgardt, o Chicão Caminhoneiro, anunciou nesta terça-feira (2), em Brasília,...

    +Notícias

    Caminhoneiros articulam paralisação nacional no dia 4; adesão ainda é incerta

    Movimentos de caminhoneiros em diversas regiões do país articulam uma paralisação nacional...