O novo pontífice é o norte-americano Robert Francis Prevost e escolheu o nome de Leão XIV
Após a fumaça branca subir pela chaminé da Capela Sistina, por volta das 13h desta quinta-feira (8/5) no horário brasileiro, o Vaticano encerrou o mistério sobre o novo líder da igreja católica. O novo pontífice é o norte-americano Robert Francis Prevost e escolheu o nome de Leão XIV.
O líder foi anunciado pelo cardeal francês Dominique Mamberti, 73 anos. O religioso ocupa o cargo de cardeal protodiácono, concedido ao mais antigo da ordem dos diáconos. Após a eleição, o novo pontífice teve que responder a duas perguntas: “Aceita sua eleição canônica para Sumo Pontífice?” e “Como deseja ser chamado?”.

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o cardeal Robert Francis Prevost é o novo papa. O nome adotado é Leão XIV. Aos 69 anos, o norte-americano tornou-se o sucessor do papa Francisco nesta quinta-feira (8/5) e o primeiro pontífice dos Estados Unidos na história. Em seu primeiro discurso, relembrou Francisco e pediu paz.
O 267º pontífice da Igreja Católica também tem nacionalidade peruana, onde atuou como missionário e como arcebispo emérito de Chiclayo. Foi lá no Peru, que ele se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana. Leão XIV foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais — dois terços dos eleitores do conclave.
Antes de se tornar papa, Robert Prevost exercia duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.














Deixe um comentário