Empreendedores costumam cuidar de muitas coisas de uma vez. Com equipes enxutas, não é incomum que precisem tomar conta do financeiro, treinar os funcionários, lidar com fornecedores e, em alguns casos, assumir o atendimento aos clientes. Some tudo isso ao peso da incerteza e você terá a receita perfeita para estresse elevado.
Se este é o seu caso, saiba que existem formas de reduzir o estresse que você sente, como encontrar a fonte do sentimento, trabalhar jeitos de enxergar a situação de outra forma, encontrar hobbies para descansar a mente nos momentos livres. Mas existe também uma alternativa gratuita e mais fácil de aplicar: pedir silêncio.
O site Inc. reporta que um estudo publicado no “Journal of Applied Psychology” (Jornal de Psicologia Aplicada) indicou que funcionários que trabalham em um ambiente barulhento – sejam sons do escritório, da rua ou de fones de ouvidos – são menos produtivos, têm um nível de estresse mais alto e foco mais limitado.
Mais pesquisas
O tema foi estudado por outros especialistas. Uma pesquisa publicada no periódico “Heart” (Coração) mostrou que ter um momento de dois minutos de silêncio após ouvir música ajudou a reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial dos participantes.
Já outro estudo da instituição Johns Hopkins indicou que o silêncio diminui os níveis de estresse no cérebro e estimula o crescimento de novas células cerebrais em uma região associada com a memória e a emoção.
Outra análise mais ampla, publicada no “Progress in Brain Research” (Progresso na Pesquisa Cerebral), demonstrou que passar por períodos regulares de silêncio ativam o sistema nervoso parassimpático, promovendo relaxamento e reduzindo o estresse.
Portanto, se você se sentir estressado, procure uma forma de reduzir o barulho ao seu redor. Vá para uma sala reservada. Saia do ambiente.
Segundo o portal da revista PEGN, o ideal é colocar fones antirruído – mas se a sua preferência for ouvir música para abafar o som no seu entorno, não se esqueça de ficar em silêncio por alguns minutos de vez em quando.














Deixe um comentário