A Embraer anunciou nesta terça-feira (1°), durante a feira LAAD Defence & Security 2025, um acordo para a venda de quatro aviões cargueiros C-390 Millennium para a Suécia.
O anúncio ocorre após a recente formalização da entrada da Suécia, juntamente com Holanda e Áustria, no programa de desenvolvimento do C-390. A aeronave brasileira já havia sido escolhida pelo governo sueco em novembro de 2024, mas agora o país confirmou a compra de quatro unidades e garantiu os slots de produção.
Atualmente, o C-390 já foi adquirido por oito países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não divulgado. Além da Suécia, a Eslováquia também selecionou o modelo para modernizar sua frota aérea.
O C-390 é operado pela Força Aérea Brasileira desde 2019 e já está em uso pelas forças armadas de Portugal (desde 2023) e Hungria (desde 2024).
Sobre o C-390 Millennium
Desenvolvido em parceria entre a Embraer e a Força Aérea Brasileira, o C-390 é um avião de transporte militar tático que representa um avanço tecnológico para a indústria aeronáutica nacional. A Embraer também oferece uma versão com capacidade de reabastecimento em voo, designada como KC-390, como os modelos em operação no Brasil.
Essa aeronave já foi utilizada em missões críticas, como o resgate de brasileiros na Ucrânia após o início da guerra com a Rússia em 2022.
O projeto do C-390 teve início em 2009, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. O avião foi projetado para ter baixo custo operacional e versatilidade, podendo executar diversas missões, incluindo transporte de tropas e cargas, lançamento de paraquedistas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais.
O compartimento de carga possui 18,54 metros de comprimento (mais que uma quadra de vôlei), 3,45 metros de largura e 2,95 metros de altura, permitindo o transporte de veículos blindados, peças de artilharia, aeronaves semi-desmontadas e outros equipamentos de grande porte.
Em configuração de transporte de tropas, o C-390 pode levar até 80 soldados, 64 paraquedistas ou 74 macas com equipe médica. Também é capaz de transportar contêineres e veículos militares com eficiência.














Deixe um comentário