O São José conseguiu a vitória que precisava para continuar dependendo dos próprios resultados na tentativa de classificação à fase decisiva do Campeonato Paulista da Série A-2. Na noite desta quarta-feira, recebeu o XV de Piracicaba e soube superar um concorrente que estava com cinco pontos de vantagem, fazendo 2 a 0.
Em duas bolas lavantadas na área, o XV começou assustando. Na segunda, aos 17 minutos, o atacante Osnam cabeceou no canto esquerdo e depois de grande defesa do goleiro Ariel, o zagueiro Luizão explodiu o rebote na trave esquerda.
Com os recém-contratados Michael Paulista e Bruno Menezes pela primeira vez como titulares, o São José foi crescendo e levou o adversário a perder um jogador expulso. Aos 24, o zagueiro Barboza acertou uma cotovelada no rosto do atacante Lawan ao ser pressionado em uma saída do campo de defesa.
Aproveitando o bom momento, o São José abriu o marcador, aos 29. Pela meia esquerda e na área, Thiago Rubim fez boa jogada indo ao fundo e rolando para Michael Paulista vir por dentro e chutar com o goleiro já deslocado.
Depois de chegar ao intervalo controlando as ações e valorizando o gol marcado, o São José ampliou com menos de um minuto de segundo tempo. O goleiro Ariel mandou para o campo de ataque e da meia esquerda Lawan desviou aprofundando para Thiago Rubim tirar o zagueiro Luizão da frente e soltar um chute forte, em diagonal, no canto esquerdo.
Com os 2 a 0 e um jogador a mais, o São José quase nada permitiu ao adversário que nos minutos finais tentou criar um volume de jogo ofensivo. No entanto, sem encontrar o caminho de um primeiro gol que pudesse proporcionar a possibilidade de reação.
A disputa
A atual fase da competição tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão em busca de uma das duas vagas de acesso à Série A-1. Os dois últimos serão os rebaixados à Série A-3 e os seis restantes sairão eliminados, mas mantidos na divisão.
Na matemática das recentes temporadas anteriores, todos os times que passaram dos 14 pontos ficaram além da zona de rebaixamento, mantendo vaga na Série A-2. Todos os que chegaram aos 22 avançaram às quartas de final. Somando 19 pontos, o Taubaté poderá chegar ao 22 com três que estarão em jogo na visita ao Ituano.
A 13ª rodada teve sete jogos nesta quarta-feira: São José 2 x 0 XV de Piracicaba; Ituano 1 x 0 Taubaté; Portuguesa Santista 0 x 0 Primavera de Indaiatuba; Juventus 2 x 2 Capivariano; Rio Claro 0 x 0 Grêmio Prudente; Santo André 0 x 0 Oeste de Barueri e São Bento de Sorocaba 0 x 2 Ferroviária de Araraquara. Como o Votuporenguense teve jogo pela Copa do Brasil, a partida Linense x Votuporanguense passou para o dia 5 de março, quarta-feira da semana que vem.
Depois dos jogos desta quarta-feira, a classificação ficou assim: 1º – Capivariano (26 pontos); 2º – Capivariano (22); 3º – XV de Piracicaba (21); 4º – Taubaté, Grêmio Prudente, São José, Ferroviária, Oeste e Ituano (19); 10º – Santo André e Juventus (17); 12º – Votuporanguense (16); 13º – Linense e Portuguesa Santista (11); 15º – São Bento (10) e 16º – Rio Claro (9).
A 14ª rodada terá sete jogos no sábado: Capivariano x São José (15h), Primavera x XV de Piracicaba (15h), Oeste x Portuguesa Santista (15h), Grêmio Prudente x Santo André (16h), Votuporanguense x Ituano (18h), Rio Claro x Ferroviária (15h) e Linense x São Bento (19h30). No domingo, um jogo: Taubaté x Juventus (15h).
A 15ª e última rodada terá todos os jogos no dia 8 de março, um sábado, às 15h: São José x Oeste, XV de Piracicaba x Taubaté, Juventus x Primavera, Ituano x Capivariano, Ferroviária x Grêmio Prudente, Portuguesa Santista x Votuporanguense, Santo André x Linense e São Bento x Rio Claro.
Os times
O São José, do técnico Paulo Roberto Santos: Ariel; Léo Pereira, João Ramos, Vitão e Fellipe Borges; Pablo, Alexandre Aruá (Danilo Fidélis 31’/2º) e Michael Paulista (Jeferson Lima 37’/2º); Bruno Menezes (Fabrício 31’/2º), Lawan e Thiago Rubim (Cristiano 37’/2º).
O XV de Piracicaba, do técnico Moisés Egert: Pergorari; Barboza, Luizão e Léo Gobo (Serginho 31’/2º); Samoel Pizzi (Marlon 31’/2º), Mauro Silva, Maurício Oliveira (Salatiel 37’/1º), Rodolfo e Caíque; Osman (Erik Bessa 31’/2º) e Caíque Trindade (Gilberto Alemão 34’/1º).
No estádio Martins Pereira, onde 1.961 torcedores pagantes proporcionaram a renda de R$ 35.186,82, a equipe de arbitragem contou com: Guilherme Francisco Maciel da Silva E Rosário (árbitro), Henrique Perinelli Oliveira (assistente 1), Welber Venâncio da Silva (assistente 2), Thiago Lourenço de Mattos (4º árbitro) e Fernando Afonso Gonçalves de Melo (analista de vídeo).














Deixe um comentário