SJC

    Prefeitura intensifica combate a escorpiões no Novo Horizonte

    Foto: PMSJC

    Diante do aumento nos registros de avistamentos de escorpiões no bairro Novo Horizonte, a Prefeitura de São José dos Campos iniciou uma série de ações para conter a proliferação desses animais.

    Nesta terça-feira (18), equipes realizam a limpeza de bocas de lobo com hidrojato. O hidrojateamento é uma técnica que utiliza um jato de água de alta pressão para limpar e desobstruir a tubulação sem causar danos, visando à remoção de animais peçonhentos.

    Além da limpeza, serão feitas roçadas, remoção de entulhos e manutenção nas ruas do bairro. Também estão previstas atividades educativas e de manejo ambiental ao longo desta semana, com foco na eliminação de condições que favorecem a proliferação dos escorpiões, diminuindo sua incidência.

    A Prefeitura enfatiza a importância da colaboração da população nas ações preventivas, como a limpeza periódica de quintais e a remoção de possíveis abrigos para os escorpiões.

    Ações

    Nesta quinta-feira (20), Agentes de Combate às Endemias (ACEs) irão visitar imóveis para orientar os moradores sobre as medidas preventivas e de controle de escorpiões. As ruas programadas para as visitas são: Rua dos Eletricistas, Rua dos Pintores, Rua dos Serralheiros, Rua dos Vidraceiros e Rua dos Oleiros.

    Durante as visitas, será distribuída uma cartilha com orientações detalhadas sobre as práticas preventivas.

    Se forem identificadas situações como bueiros ou áreas verdes que necessitem de manutenção, ou terrenos baldios sem os cuidados necessários, as informações serão encaminhadas para as equipes de manutenção e fiscalização.

    Emergências

    Em caso de acidentes, as vítimas de picadas de escorpiões devem procurar atendimento no Hospital Municipal, UPA de São Francisco Xavier ou no Hospital de Clínicas Sul, que iniciou neste mês as atividades do Ponto Estratégico de Soro e Antiveneno (PESA), oferecendo o soro antiescorpiônico para ampliar o atendimento emergencial.

    O serviço especializado conta com profissionais capacitados para atender os pacientes de maneira rápida e eficaz, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

    Por que houve esse aumento?

    As altas temperaturas e as chuvas, típicas da primavera e do verão, criam condições ideais para a reprodução dos escorpiões, tornando-os mais ativos e aumentando o risco de acidentes. Vale lembrar que os escorpiões não colocam ovos; os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe e podem chegar a até 30 filhotes em uma ninhada.

    Houve um aumento significativo no número de demandas relacionadas a escorpiões registradas no serviço 156. Comparando o período de janeiro a fevereiro de 2024 (13 solicitações) com o mesmo período em 2025 (28 solicitações), o aumento foi superior a 100% no Novo Horizonte.

    Como se proteger?

    Os escorpiões são animais noturnos e terrestres, que caçam insetos, sendo as baratas seu principal alimento nas áreas urbanas. A população deve estar atenta, pois esses animais costumam se esconder em locais sombreados e úmidos, como buracos no solo, túmulos, dormentes de linhas de trem, madeiras, entulhos, pedras, materiais de construção, frestas nas paredes, caixas de luz, encanamentos, bueiros, caixas de gordura, esgotos, roupas e calçados.

    Caso encontre ou identifique um possível abrigo de escorpião, entre em contato com a Central 156 (telefone, site ou aplicativo).

    A gravidade da picada depende do local e da sensibilidade da pessoa acidentada. Crianças com menos de 10 anos e idosos são mais vulneráveis.

    Prevenção:

    • Vedação de soleiras das portas principais e instalação de telas nas janelas.
    • Rebocar paredes e muros para eliminar frestas.
    • Colocar telas em ralos externos e grelhas, vedar adequadamente caixas de gordura e esgoto.
    • Vedar conduítes, pois escorpiões podem se mover pela fiação.
    • Usar tampas de “abre e fecha” nos ralos internos e manter sempre fechados.
    • Colocar “ralinho japonês” nos ralos de pias e tanques.
    • Não acumular entulhos, materiais de construção, madeiras ou folhas secas.
    • Evitar plantas ornamentais densas e trepadeiras próximas a muros e paredes.
    • Manusear materiais de construção e jardinagem com luvas de couro.
    • Manter camas e berços afastados das paredes.
    • Evitar o uso de inseticidas nas redes de esgoto.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    SJC

    Viaduto Bandeirante será interditado a partir de 8 de dezembro

    A CCR RioSP informa que a interdição do Viaduto Bandeirante, no Jardim...

    SJC

    Homem é agredido e atacado por pitbull após suspeita de furto em São José

    Na noite desta terça-feira (2), por volta das 19h30, um homem acabou...

    SJC

    São José participa de encontro latino-americano de segurança

    Primeira Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente do Brasil, São José dos Campos...

    SJC

    Revitalização da UBS Vila Nair avança na região sul

    A UBS (Unidade Básica de Saúde) Resolve Vila Nair está passando por...