Milhares de celulares com sistema Android em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais acordaram nesta sexta-feira (14) com uma notificação de alerta sobre um possível terremoto. O sistema indicou tremores com magnitudes de 4,6 em Ubatuba, no Litoral Norte, e 5,5 na Baixada Santista. Na região, moradores da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) relataram ter recebido o aviso.
A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta de terremoto nesta sexta. Além disso, não houve registro de ocorrências pelas equipes das defesas civis municipais. A mesma confirmação foi feita pela Defesa Civil do Rio de Janeiro, que, de acordo com o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, não identificou nenhum abalo sísmico no estado.
A Defesa Civil ainda afirmou que a notificação provavelmente foi enviada por algum serviço exclusivo do Google. “A Defesa Civil do estado de SP esclarece que não emitiu nenhum alerta de terremoto na madrugada desta sexta-feira (14). Não há nenhuma ocorrência registrada ou em atendimento pelas equipes das Defesas Civis municipais”, destacou a Pasta.
As notificações continham informações técnicas e também orientavam os usuários sobre as medidas de segurança a serem tomadas em caso de terremoto, como usar calçados adequados, verificar as saídas de gás e evitar construções que possam estar danificadas.
Outros órgãos importantes de monitoramento de abalos sísmicos, como o Centro de Sismologia da USP e o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), informaram que nenhuma outra instituição no Brasil ou no exterior registrou qualquer tremor no litoral ou na capital paulista.













Deixe um comentário