+Notícias

    Argentina prepara decreto para eliminar ou fundir 50 agências estatais

    O presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou que seu governo está preparando um novo Decreto de Necessidade e Urgência (DNU), com o objetivo de fechar ou fundir 50 agências estatais. A medida, que faz parte da política de redução da burocracia e gastos públicos, será uma das maiores reestruturações do governo argentino nos últimos anos. Milei afirmou que a meta é desativar 60% das entidades e transformar as demais.

    Em entrevista ao La Nación, Milei explicou que a ação se alinha ao compromisso de seu governo de eliminar estruturas obsoletas e ineficientes. “Vamos identificar os órgãos que não são mais necessários e rever as legislações e resoluções que se tornaram ultrapassadas. A ideia é simplificar o Estado, seguindo um modelo semelhante ao que Elon Musk aplica em suas empresas”, disse o presidente.

    Além do fechamento de agências, a medida também prevê a revisão de 27 mil leis, 70 mil decretos e 200 mil resoluções vigentes, com o objetivo de eliminar normas desatualizadas. Milei destacou que a decisão de seguir o modelo de Musk busca tornar a administração pública mais ágil e menos onerosa.

    A redução do tamanho do Estado argentino é um dos pilares do governo de Milei desde sua campanha presidencial. O Ministério de Desregulação e Transformação do Estado, liderado por Federico Sturzenegger, foi criado para coordenar esses esforços. Sturzenegger afirmou que, em 2025, o governo continuará a implementar cortes em diversas áreas, incluindo setores como automóveis e medicamentos. “Vamos seguir com a ‘motosserra’ para retirar o Estado da frente da economia e facilitar o progresso”, comentou.

    Com essas reformas, Milei promete modernizar a administração pública e impulsionar o desenvolvimento do país, alinhando a Argentina a um modelo mais enxuto e eficiente.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    +Notícias

    Greve dos caminhoneiros não vinga e rodovias seguem livres em todo país

    Apesar de convocação nacional para paralisação nesta quinta-feira, a adesão da categoria...

    +Notícias

    Alexandre de Moraes manda PF vistoriar marmitas enviadas a Bolsonaro

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta...

    +Notícias

    Líder dos caminhoneiros anuncia paralisação nacional no dia 4 (quinta-feira) – Vídeo

    Francisco Dalmora Burgardt, o Chicão Caminhoneiro, anunciou nesta terça-feira (2), em Brasília,...

    +Notícias

    Caminhoneiros articulam paralisação nacional no dia 4; adesão ainda é incerta

    Movimentos de caminhoneiros em diversas regiões do país articulam uma paralisação nacional...