O Vale do Paraíba foi a área escolhida para testar as novas câmeras corporais da Polícia Militar. Serão avaliadas 120 das 12 mil câmeras adquiridas pelo governo por meio de contrato com a empresa Motorola. Os equipamentos serão testados nas operações policiais em São José dos Campos, especialmente nas regiões com alto índice de violência.
Os testes acontecerão no 1º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), unidade que atualmente não utiliza as 10.125 câmeras corporais do contrato em vigor, que continuarão em operação. O objetivo é avaliar o desempenho e a funcionalidade dos novos aparelhos.
Diferente das câmeras corporais atualmente em uso, que funcionam de maneira contínua, os novos dispositivos contam com tecnologia mais avançada, incluindo reconhecimento facial e identificação de placas de veículos. As câmeras poderão ser desligadas pelos policiais, mas o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) terá a capacidade de reativá-las remotamente.
A Motorola acompanhará os testes, que vão até março, quando o governo apresentará um relatório ao Supremo Tribunal Federal (STF). Para o STF, as câmeras são obrigatórias em operações de grande porte, nas que envolvem incursões em comunidades vulneráveis e em ações realizadas para responder a ataques contra policiais militares.














Deixe um comentário