A Defesa Civil emitiu um “alerta crítico” sobre as chuvas que começaram na tarde desta quarta-feira em São Paulo. Diversas regiões da cidade foram impactadas pelo temporal, que inclui relâmpagos, trovões e ventos intensos.
O Corpo de Bombeiros informou ao Portal iG vários registros de alagamentos e enchentes, além de desmoronamentos (confira abaixo). Até as 16h30, não havia relatos de vítimas.
Além disso, a Defesa Civil alerta sobre o risco de inundações e recomenda que os cidadãos procurem abrigo seguro e evitem sair de casa.
Residências e teto de shopping desabam na Zona Norte
Segundo o Corpo de Bombeiros em São Paulo, pelo menos dois imóveis desmoronaram na cidade.
Uma residência desabou na Rua Alfredo Pujol, 564, no bairro de Santana, Zona Norte. Três viaturas foram encaminhadas ao local, e até o momento não houve registro de feridos.
No mesmo bairro, o shopping Center Norte, um dos maiores da cidade, também sofreu danos estruturais. O Corpo de Bombeiros relatou que parte do teto do local desabou. Felizmente, não houve vítimas.
Enel informa interrupção no fornecimento de energia
De acordo com dados da Enel, 121.753 residências ficaram sem energia elétrica na capital até as 16h35.
Em Osasco, outras 11,1 mil casas estão sem luz. A cidade de Jandira, proporcionalmente, foi a mais afetada na região de cobertura da empresa, com 15% dos imóveis sem energia.
Alerta crítico da Defesa Civil gera preocupação
Por volta das 15h56, vários moradores de São Paulo receberam notificações no celular sobre o temporal que atinge a cidade. O alerta foi enviado por geolocalização para todas as pessoas em áreas de risco. A mensagem dizia:
“Alerta crítico: Defesa Civil: Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Permaneça em local seguro.”
Nas redes sociais, diversas pessoas compartilharam capturas de tela do alerta, mencionando como nunca haviam recebido notificações semelhantes e demonstrando preocupação com o aviso.
Sobre o alerta, a Defesa Civil explicou:
“O Defesa Civil Alerta é um sistema de envio de notificações e orientações em casos de situações de risco. Ele utiliza tecnologia de transmissão via celular. Os alertas são enviados para pessoas em áreas de risco com cobertura de rede 4G ou 5G. Não é necessário cadastro prévio para receber as notificações.”














Deixe um comentário