A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou mudanças no regulamento da Copa do Brasil para a edição de 2025, impactando diretamente a primeira fase da competição. A principal novidade é o novo critério de desempate: em caso de igualdade no placar, a vaga para a próxima fase será definida por cobranças de pênaltis, substituindo a antiga vantagem do time visitante, que se classificava em caso de empate.
Essa modificação é válida apenas para a fase inicial do torneio, onde os confrontos seguem sendo realizados em jogo único. Nas fases seguintes, a definição por pênaltis já estava prevista em caso de empate no tempo regulamentar, como estabelecido em edições anteriores.
Outra mudança foi na organização dos times para o sorteio da primeira fase, que agora estão divididos em oito potes, baseados no ranking das equipes. Os duelos serão determinados por sorteio, com clubes do pote A enfrentando os do pote E, os do pote B jogando contra os do pote F, os do pote C se cruzando com os do pote G e os do pote D enfrentando os do pote H.
Confira os clubes nos respectivos potes:
Pote A: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bragantino, Cuiabá, Fluminense, Grêmio, Juventude, Vasco.
Pote B: Brusque, Ceará, Coritiba, Criciúma, Operário-PR, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Sport, Vila Nova-GO, Vitória.
Pote C: ABC, Amazonas, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Ferroviário-CE, Náutico, Novorizontino, Remo, Tombense.
Pote D: Altos-PI, América-RN, Aparecidense-GO, Athletic Club-MG, Caxias-RS, Manaus, Nova Iguaçu-RJ, Portuguesa-RJ, Retrô-PE, São José-RS.
Pote E: Águia de Marabá, ASA-AL, FC Cascavel-PR, Maringá-PR, Pouso Alegre-MG, Porto Velho, São Raimundo-RR, Sousa-PB, Tocantinópolis-TO, União Rondonópolis-MT.
Pote F: Ceilândia-DF, Concórdia-SC, Humaitá-AC, Inter de Limeira-SP, Maranhão, Operário-MS, Operário VG-MT, Sergipe, Trem-AP, Tuna Luso-PA.
Pote G: Boavista-RJ, CSE-AL, GAS-RR, Maracanã-CE, Olaria-RJ, Portuguesa-SP, Parnahyba-PI, Rio Branco-ES, Rio Branco VN-ES, Santa Cruz-RN.
Pote H: Barcelona de Ilhéus-BA, Barcelona-RO, Capital-DF, Dourados-MS, Guarany de Bagé-RS, Independência-AC, Jequié-BA, Oratório-AP, União-TO, Votuporanguense-SP.
A CBF ainda não definiu a data do sorteio da primeira fase, mas as novidades prometem intensificar a emoção da competição, com novos critérios e confrontos inesperados.














Deixe um comentário