+Notícias

    RMVale tem 8 das 11 cidades mais violentas de São Paulo

    O Vale do Paraíba continua liderando o ranking paulista da violência, com 8 das 11 cidades com as mais altas taxas de homicídios do estado, conforme dados da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

    Esse ranking abrange as 100 maiores cidades do estado e foi elaborado pelo jornal OVALE, com base nas informações oficiais da SSP de São Paulo.

    O indicador considera o número de homicídios registrados nos últimos 12 meses, entre dezembro de 2023 e novembro de 2024.

    Nesse período, a RMVale registrou 305 mortes, contra 311 no mesmo intervalo de 2023, uma redução de 1,93%, o que equivale a seis vidas a menos.

    Apesar da queda nos homicídios, isso não foi suficiente para tirar as cidades do Vale da liderança no ranking da violência. Embora as taxas de homicídios tenham diminuído em comparação com 2023, os municípios continuam ocupando as primeiras posições.

    Cidades:

    Após ter perdido a liderança, Cruzeiro retornou ao primeiro lugar do ranking, com 28,01 homicídios por 100 mil habitantes, de acordo com a SSP. Guaratinguetá ocupa o segundo lugar, com 25,41, seguido por Caraguatatuba (25,21) e Lorena (21,21).

    Araçatuba subiu uma posição e agora ocupa a 5ª colocação, com taxa de 18,89, seguida por duas cidades do Vale: Pindamonhangaba (18,74) e Caçapava (18,71), nas 6ª e 7ª posições.

    Duas cidades fora do Vale ocupam a 8ª e 9ª posições, respectivamente, Rio Claro (16,11) e Leme (15,62), ambas da região de Piracicaba. Outras duas cidades do Vale aparecem logo em seguida: Ubatuba (13,98) e São Sebastião (12,26).

    O índice subiu ligeiramente em Jacareí, que tem 7,91 homicídios por 100 mil habitantes, fazendo a cidade subir para a 20ª posição do ranking. Taubaté também apresentou aumento, com taxa de 7,72, e ocupa a 21ª posição da lista estadual.

    São José dos Campos continua sendo a cidade da região com o menor índice, com 4,01 homicídios por 100 mil habitantes. O município ocupa a 73ª posição no ranking, ficando ainda mais abaixo do que na última medição, quando estava na 68ª posição.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    +Notícias

    Alexandre de Moraes manda PF vistoriar marmitas enviadas a Bolsonaro

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta...

    +Notícias

    Líder dos caminhoneiros anuncia paralisação nacional no dia 4 (quinta-feira) – Vídeo

    Francisco Dalmora Burgardt, o Chicão Caminhoneiro, anunciou nesta terça-feira (2), em Brasília,...

    +Notícias

    Caminhoneiros articulam paralisação nacional no dia 4; adesão ainda é incerta

    Movimentos de caminhoneiros em diversas regiões do país articulam uma paralisação nacional...

    +Notícias

    Desaprovação de Lula volta a superar aprovação, aponta pesquisa Atlas/Bloomberg

    A desaprovação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a...