Revista

    54ª Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão começa dia 26 de julho

    54ª edição da “Festa da Cerejeira em Flor” promete novamente um grande espetáculo da natureza, deixando a paisagem do Parque da Cerejeira lindamente tingida de rosa durante o inverno em Campos do Jordão. Anote na agenda as datas: nos finais de semana de julho (26 e 27) de agosto (2, 3, 9, 10,16 e 17), das 10h às 16h. Um evento repleto de beleza, história e boa sorte! Ingressos solidários.

    A florada da sakura (cerejeira) é amplamente celebrada no Japão durante o Hanami, tradição que significa “contemplar flores”. Por lá, o evento acontece geralmente entre o final de março e início de abril, podendo variar de ano para ano e dependendo da região do país.

    54ª Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão começa dia 26 de julho
    Divulgação

    No Japão, existem ao todo mais de 100 espécies de sakura e as flores, geralmente, têm de 5 a 20 pétalas, podendo chegar a 50 pétalas. As cores das cerejeiras vão do branco ao rosa pink, passando pelo tom amarelado. As flores duram no máximo três dias e a floração das árvores perdura por até três semanas.

    Uma tradição repleta de significado para o povo japonês: beleza, perfeição, efemeridade e esperança de dias melhores. No passado, acreditava-se que deuses moravam dentro das árvores de cerejeira e as pessoas faziam oferendas para pedir sorte e boa colheita. A sakura também é considerada o símbolo do amor!

    FESTA DA CEREJEIRA

    Em Campos do Jordão, o público poderá vivenciar um pouco dessa linda cultura típica com o cenário deslumbrante que toma conta do Jardim Oriental do Parque da Cerejeira nesta época do ano.

    A festa deste ano terá início uma semana após o de costume para garantir a beleza da florada aos visitantes. “A expectativa é repetir o sucesso dos anos anteriores, lembrando que é uma festa linda para toda família”, ressalta o coordenador de comunicação do Parque da Cerejeira, Takahiko Yoshida.

    A programação inclui apresentações de artes marciais, música e dança, como os tradicionais odori (dança típica) e taikô (tambor japonês) – com apresentações de manhã e à tarde.

    Festa da Cerejeira em Flor - Campos do Jordão
    Divulgação/Cleverson Nunes

    É comum ainda encontrar pessoas com roupas tradicionais nipônicas circulando pelo local, o que traz ainda mais charme à festa. Sem esquecer do “3º Sakura Anime Show”, com direito à premiação. O evento conta ainda com Bazar, com exposições de artesanato, malhas, calçados e muito mais.

    GASTRONOMIA TÍPICA

    Para quem gosta da culinária japonesa, poderá saborear delícias como sushi, tempurá e yakisoba, mas também pratos menos conhecidos, como udon (tipo macarrão). E claro, a dica para sobremesa: o mochi (bolinho japonês feito de arroz e recheado com doce de feijão). A praça de alimentação também terá comidas típicas da Serra da Mantiqueira.

    EVENTO BENEFICENTE

    A Festa da Cerejeira é realizada pelo Residencial Sakura-Home, uma das unidades de longa permanência (ILPI) da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social – Enkyo. Toda renda arrecadada durante a festa tem contribuído durante todos estes anos na manutenção da instituição e no adequado tratamento dos residentes. Saiba mais sobre a instituição pelo site.

    INGRESSOS

    O valor da entrada é de R$70 reais (inteira) e R$35 (meia para jordanenses e idosos), crianças até seis anos e idosos acima de 80 anos não pagam.

    Para excursões, acima de 15 pessoas o valor é de meia entrada. A compra deve ser realizada por uma pessoa representante da mesma. O estacionamento é pago à parte.

    SERVIÇOS

    O Parque da Cerejeira de Campos do Jordão está localizado à Avenida Tassaburo Yamaguchi, número 2.173, na Vila Albertina. Abre todos os dias para visitação, das 9h às 16h – menos às terças (manutenção). Informações pelo telefone (12) 99711 0904 @parque.da.cerejeira

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos Recentes

    Categorias

    Artigos relacionados

    Revista

    1º Fórum OVALE de Mobilidade Urbana destaca inovações

    São José dos Campos sediou, nesta terça-feira (2), a primeira edição do...

    Revista

    Livro, ¨Professora, Sim Senhor¨ é lançado em SJC

    Thereza Osório lançou o livro “PROFESSORA, SIM SENHOR; um momento de expressão...

    Revista

    “Felícia e os Super-resíduos do Bem”

    “Felícia e os Super-resíduos do Bem” é um curta infantil, em animação...